Serviço de bordo está liberado? Anvisa atualiza regras em aeroportos e aviões; confira
Com o intuito de evitar o contágio da Covid-19 nos aeroportos e aviões, Anvisa atualizou sua 'cartilha' de regras
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou nesta quinta-feira (12), as regras de serviços para usuários nos aeroportos e aeronaves. Com uma maior flexibilização, Anvisa decidiu autorizar o retorno do serviço de alimentação a bordo nos voos domésticos, bem como a permissão para retirada de máscara para alimentação a partir de 22 de maio.
O uso de máscaras faciais permanece obrigatório em aviões e áreas restritas de aeroportos, além disso, também volta a ser permitido o uso da capacidade máxima para transporte de passageiros nos espaços internos dos aeroportos.
A decisão também manteve o desembarque realizado por fileiras, visando reduzir aglomerações no corredor da aeronave e os riscos de contágio. Também serão mantidos os avisos sonoros sobre a Covid-19. E os procedimentos de limpeza e desinfecção das aeronaves poderão ocorrer mesmo antes da finalização do desembarque de passageiros.
As mudanças alteraram a resolução 456 de dezembro de 2020, de acordo com o atual cenário epidemiológico da doença no Brasil e no mundo.
Vale lembrar que na Europa e nos Estados Unidos o uso de máscara em aviões deixou de ser obrigatório, apesar de ainda ser recomendado pelas autoridades de saúde.