COLUNA SOCIAL

Mulher, burnout e mais; confira os destaques desta sexta-feira (13)

Confira os destaques da coluna social desta sexta-feira (13)

Imagem do autor
Cadastrado por

Vinicius Mariano

Publicado em 13/05/2022 às 7:20
Notícia
X

É muita pressão nas mulheres de hoje

No mês das mães, fica em evidência a necessidade de um olhar atento e acolhedor para a saúde mental dessas mulheres que enfrentam múltiplas jornadas de trabalho. Isso porque, segundo Elaine Eufrásio, professora de psicologia da Estácio, mulheres têm mais chances de desenvolver transtornos psicológicos por causa de vulnerabilidades específicas, como a exposição a traumas de gênero, violência doméstica e o fator social que traz a incumbência de cuidar dos filhos, do marido, da família, entre outros, somados à carreira e aos cuidados pessoais.

Ajuda


A psicóloga ensina a buscar o equilíbrio entre corpo e mente e manter um diálogo com o cônjuge que precisa de ajuda. "Precisamos entender os sentimentos dela, diminuir culpas e dividir tarefas em casa", explica Elaine.

Festival de música eletrônica aqui


O DJ Vintage Culture desembarca na Arena Pernambuco, nesta sexta, com seu festival Só Track Boa. A marca faz atualmente o maior festival de e-music do País, com edições em estádios. Por aqui, serão nove atrações, com mais de 14 horas de festa. Destaque para Vintage, que tocará em dois momentos: no meio da festa e depois, no chamado Morning Set, às 7h, sem hora para acabar.

Lavareda como presidente de honra


Antonio Lavareda, que passa temporada em Portugal, onde o Ipespe mantém parceria com a Universidade de Lisboa, participa de Seminário Internacional realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais, como presidente de honra da Abrapel. Será transmitido pelo YouTube, entre os dias 17 e 19 deste mês.

Aniversariantes


Isabel Braga, Sérgio Lobo Jardim, Dario Sobral, Fátima Emerenciano, Cristina Victor, Helena Souza Leão, Margarida Wanderley, André Lubambo, Roberio Leite, Antônio Tiné, Marcos Davi Coutinho e Francisco Bacelar.

Para Cazuza


A turnê Tudo É Amor, em que Almério faz um tributo a Cazuza, faz estreia nacional domingo, às 19h, no Teatro do Parque. O show é homônimo ao disco que traz releituras da obra do cantor e compositor carioca, a partir de convite de Ione Costa.

Bita no S. João


Dois anos sem o tradicional Arraial do Bita. Dia 12 de junho, o Teatro Guararapes se transformará numa vila junina interativa, com brincadeiras e jogos temáticos, além do show especial de São João do Mundo Bita.

Canta, Martins


Martins volta ao Teatro do Parque, hoje e no dia 20, para show do seu primeiro álbum, que leva o nome dele. Ambas as apresentações foram contempladas pelo Edital Recife Virado, da Prefeitura do Recife. Às 20h.

Pacto Global


O Cesar ingressou na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa das Nações Unidas para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção de dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a missão é engajar o setor privado nesta nova agenda.

Telecom


Do advogado Erik Limongi Sial, expert nas questões de serviços de telecom, diz: "É engano imaginar que a mitigação dos reajustes em lei e nos contratos de concessão beneficie o consumidor. Não acontece. Como ocorre mundo afora, ativismos judiciais dessa ordem se prestam a afugentar investimentos, inibir a modernização tecnológica e, ao fim e ao cabo, levam à depauperação da qualidade dos serviços, em prejuízo aos seus usuários".

Burnout


O esgotamento emocional pode provocar a síndrome de burnout materno, ou mommy burnout, para se referir ao quadro de sintomas sentidos pelas mães que vivenciam uma intensa rotina materna e doméstica.

Rápidas


Amanhã, das 14h às 20h, a Aliança Francesa Recife, no Derby, recebe a primeira edição do Mercado Europeu, evento que reúne música, gastronomia, língua e cultura da França, Itália, Espanha e Alemanha, com oficinas, aulas experimentais e feira de produtos típicos dos países. A entrada é gratuita.

Giselle e Gleyce Fortaleza comemoram a receptividade da exposição "Mãe, amor que sentimos na pele". São 20 fotos que trazem histórias únicas sobre maternidade. A iniciativa abre espaço para as mulheres dividirem suas experiências, beleza e dores de ser mãe.

Eduardo Peixoto, CEO da Cesar School, comemora a defesa de número 300 do programa de mestrado profissional em Engenharia de Software da unidade educacional.

O oftalmologista Ermano Melo é um dos palestrantes do 19º Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, de 25 a 28 deste mês, em Salvador.

Dentro do festival Do Frevo ao Jazz, a maestrina Carmen Pontes, que comanda a Orquestra 100% Mulher, e Gabi Apolônio puxam a roda de conversa, hoje, das 10h às 12h, no Paço do Frevo. No debate, quais as estratégias para aumentar a participação feminina no gênero musical frevo? O Paço do Frevo assina a curadoria e apoia o festival.

 

Tags

Autor