coluna social

Fumantes, maio roxo e mais; confira os destaques desta terça-feira (17)

Confira os destaques da coluna social desta terça-feira (17)

Imagem do autor
Cadastrado por

Vinicius Mariano

Publicado em 17/05/2022 às 7:27
Notícia
X

Confiança avança nos pequenos empresários

Pelo 3º mês consecutivo, o Índice de Confiança de Micro e Pequenas Empresas avançou em 2022. Em abril, a alta foi de 4,7 pontos, o que alavancou 1,6 ponto no quadrimestre. Segundo a pesquisa, o aumento da satisfação deveu-se à recuperação da situação atual dos negócios, cujo indicador alcançou o maior nível desde outubro de 2021. O registro positivo está relacionado ao aumento da demanda, que também obteve o melhor desempenho desde julho do ano passado. "O cenário macroeconômico ainda exige atenção. Existem incertezas no curto prazo, escassez de insumos, que podem piorar com a guerra da Rússia e a Ucrânia, alta da taxa de juros e inflação, componentes que reduzem poder de compra da população e limitam o crescimento", enumera o presidente do Sebrae, Carlos Melles.


Café


Romoaldo de Souza está entre os palestrantes do 1ª Gravatá Coffee Festival, entre o dia 24 deste mês e 25 de junho. O comentarista da Rádio Jornal vai falar sobre curiosidades da chegada do café ao Brasil; como nos tornamos o maior produtor do grão no mundo e dicas sobre preparo da bebida.

Hospital day


O RioMar vai abrigar o primeiro hospital dia de PE, o Max Day Hospital. Numa área de 3 mil m2, com entrada independente e acesso ao mall. Atenderá procedimentos de pequena e média complexidade, que necessitem de curtos períodos de internação, visando um atendimento mais próximo e humanizado, além de redução de riscos hospitalares.

Aniversariantes


Carol Ribemboim, Lúcia Mendonça, Felipe da R. Borges, Dilma Ramos, Ivana Turton, Tânia Esteves, Patrícia Boudoux, Fabíola de Souza, Rosa Kauffman, Zezinho Santos e Flávia de Gusmão.

Fumaça 1


Ex-fumantes que passam por sessões regulares de estimulação cerebral externa têm duas vezes menos chance de voltar a fumar entre o terceiro e o sexto mês. A constatação foi realizada através de um estudo no Hospital Universitário de Dijon, na França. A técnica usa uma corrente elétrica leve para ativar as células cerebrais que diminuem o desejo por nicotina.

Fumaça 2


Fabiano de Abreu Agrela explica o procedimento: "Na estimulação magnética transcraniana, uma bobina de metal é colocada no couro cabeludo, gerando pulsos magnéticos que induzem correntes elétricas no tecido cerebral". Segundo o professor, trata-se de uma corrente de baixa intensidade por eletrodos na cabeça do paciente. "Essa corrente fraca afeta a atividade cerebral."

Fumaça 3


A estimulação cerebral não invasiva é indolor e segura, tem efeitos colaterais mínimos e tem sido usada em milhares de pessoas em todo o mundo. Além disso, a técnica tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e reduzir os efeitos de problemas relacionados à fala, deglutição, movimento, cognição e outras funções.

Fumaça 4


Há dois modos: "estimulando a área danificada do cérebro para ajudar a restaurar a função afetada, ou estimulando uma área diferente para compensar a perda de função".

Catarse


Foi deslumbrante a estreia nacional da turnê Tudo É Amor, de Almério, DOMINGO, no Teatro do Parque, em que ele canta músicas de Cazuza. Impressionante a evolução do cantor. Na plateia, Tuca Andrada, Hermila Guedes, Cristina Amaral, Nena Queiroga, Terezinha do Arcodeon, o Coletivo Angu em peso, além da idealizadora Ione Costa, que recebeu flores no palco.

Afrodisíaca


O casal de chefs de cozinha Claudemir Barros e Sofia Mota vai elaborar o menu dos namorados do Chica Pitanga. Não vai faltar romantismo e pitadas afrodisíacas.

Benefícios


Medida prevista na Portaria nº 1.012, recentemente publicada no Diário Oficial da União, permite que benefícios pedidos ao INSS possam ser acessados por empresas privadas e públicas. Segundo João Varella, especialista em Direito Previdenciário e Trabalhista, a medida chega com a proposta de oferecer mais transparência aos processos, porém, pode trazer prejuízo aos beneficiários se as informações vazarem e forem utilizadas para fraudes, apesar de haver vedação na portaria. "A depender de como os dados forem usados, pode haver invasão de privacidade e até descumprimento de Lei Geral de Proteção de Dados. Neste caso, o cidadão que se sentir prejudicado, pode acionar tanto a empresa como o INSS, para pleitear indenização", explica.

Rápidas


O fotógrafo Bruno Lima embarca, dia 28, para Paris, para fazer uma expedição fotográfica e estudar pintura na Escola de Belas Artes.

Maria Rita de Albuquerque França, do Colégio Militar do Recife, e Kathyllen de Alcântara Sena, da Escola Técnica Estadual Cícero Dias, vão representar Pernambuco na edição 2022 do Programa Jovens Embaixadores, que selecionou 50 estudantes brasileiros de escolas públicas para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.

A Cirurgia Pediátrica de Pernambuco tem alertado os pais sobre o Maio Roxo, mês de conscientização sobre doenças inflamatórias no intestino. Esse mal vem aumentando nos últimos anos e um diagnóstico precoce pode evitar problemas maiores para os pequenos pacientes.

O Teatro do Parque ficou um primor com a reforma. Tudo funcionando a contento, mas chegar e sair pode se tornar pesadelo. A Praça Maciel Pinheiro estava cheio de gente usando crack. Nos arredores, flanelinhas cobravam 20 reais para estacionar na rua. No final, a felicidade de ver um carro da guarda municipal.

Elizeu Leite e Thiago Cantarelli fecham parceria e estão com escritório no RioMar Trade Center voltado para planejamento previdenciário.


 

Tags

Autor