coluna social

Locomoção, burnout e mais; confira os destaques desta segunda-feira (23)

Confira os destaques da coluna social desta segunda-feira (23)

Imagem do autor
Cadastrado por

Vinicius Mariano

Publicado em 23/05/2022 às 7:17
Notícia
X

Transtorno de locomoção e queda na frota de PE

Engarrafamento e Recife parecem palavras que andam juntinhas, tamanho o transtorno em que vivemos diariamente para nos locomovermos. Atravessar a cidade da Zona Norte para a Zona Sul pode ser uma tarefa hercúlea. Entretanto, passada a régua na frota do Estado no 1º quadrimestre de 2022, anota-se uma queda de 10% no número de primeiro emplacamento em relação aos quatro primeiros meses do ano passado. Até o final do último mês de abril, foram 37.088 novos veículos na rua, número que foi de 41.363 em 2021. Neste ano, puxam a lista de novos emplacamentos motocicletas (16.330), automóveis(8.735) e motonetas (3.430). Os dados são da estatística do Detran-PE.


Leite materno


Com slogan "Gotas de Amor para um Mundo Melhor", a campanha visa estimular a doação de leite materno. A coordenadora do Banco de Leite do Imip, Vilneide Braga, destaca: "É um ato de amor, que ajuda a salvar vidas". A instituição, atualmente, sofre com um déficit de 37,7% em seu estoque.

Melhor livro


O Robozinho de Madeira e a Princesa-lenha é o primeiro livro infantil de Tom Gauld, um dos mais importantes quadrinistas da atualidade. Publicada no Brasil pela VR Editora, a obra foi considerada o melhor livro ilustrado do ano segundo o The New York Times, e o melhor livro infantil do ano de acordo com Washington Post, Wall Street Journal e Revista People.

Par refletir


Leandro Karnal começou seu ted, no RioMar, avisando: "Somos melhores hoje do que há dois anos". Na verdade, reforçou que a história e o destino nos transformou. Usou Charles Darwin para endossar sua tese de "espécie adaptável". Trouxe a capacidade de resiliência como a resposta de um milhão de dólares para todos os problemas e deu algumas dicas como trocar reclamação por crítica — quando se aponta como partícipe da mudança, nunca deixar de exercer a capacidade de aprender coisas novas, e sempre ser feliz, reservar um tempo para si e longe das redes sociais e foco. "Sorte é o nome que vagabundo dá ao esforço."

Burnout 1


O seu dia a dia de trabalho é estressante, você trabalha sob pressão e muitas responsabilidades? Atenção para não desenvolver a síndrome de burnout. "Desânimo, desmotivação e irritação são característicos do esgotamento. Normalmente, a pessoa não consegue perceber os benefícios que o trabalho traz", afirma o psiquiatra Tunai Galvão.

Burnout 2


A síndrome de burnout envolve nervosismo, sofrimentos, dor de barriga, cansaço excessivo, dor de cabeça e tonturas. O estresse e a falta de vontade de ir ao trabalho também podem ser um alerta. "É bem comum que as pessoas com burnout percam a aptidão, a vontade de trabalhar, fiquem desatentas e até achem que estão com problemas relacionados à memória", destacou.

Burnout 3


De acordo com o psiquiatra, os sintomas surgem de forma leve, mas tendem a piorar com o passar dos dias. O médico alerta sobre a importância de buscar tratamento o mais rápido possível. Ele orienta também a praticar exercícios regularmente, para aliviar o estresse e controlar os sintomas da doença.

Burnout 4


"O psiquiatra e o psicólogo são indicados para identificar e orientar a melhor forma do tratamento da doença. Tem cura. Não deixe de procurar ajuda", finalizou.

Para Pedro


A Expo de Artes do Imip é a cara do saudoso e queridíssimo Pedro Frederico. Ele fazia questão de participar de todas as etapas: curadoria, montagem e recepção dos convidados no vernissage. Em homenagem ao marchand, falecido ano passado, a 21ª edição da mostra ocorre quinta-feira, às 19h, no Museu do Estado, com o melhor da produção atual.

Ajuda


A Goldmedic promove, neste mês e em junho, arrecadação de produtos de higiene para ajudar as idosas do lar Nossa Senhora da Conceição, no Amparo, Olinda. "Possuímos clientes assíduos e que o abrigo necessita muito de ajuda", comenta a gerente Jéssica Balbina.

Aniversariantes


Chuva de bênçãos para Maurício Queiroz Galvão, Reinaldo Machado, Raquel Lima, Francisco Emerenciano, Franco Cavalazzi, Germano Haiut, Marcelo Castelo Branco, o médico Marconi Meira, Thais Gouveia, Ananda Costa e Erick Hoover.

Rápidas


O festival No Ar Coquetel Molotov anuncia a data da sua 19ª edição: será dia 19 de novembro em um novo local, ainda não revelado. Com direção de Ana Garcia, a produtora já soltou o Salve a Data com arte feita por Rayana Rayo e promete fazer uma edição histórica.

Para celebrar o Dia da Indústria, nesta quarta-feira, 35, o Cesar lançou um e-book gratuito, em parceria com a ABDI, para ajudar no desenvolvimento do setor. O material traz abordagens da indústria 4.0 e os desafios da tecnologia no cenário atual.

Ana Carolina Pessoa, nefrologista e clínica médica, está atendendo em novo endereço: Choice, no Pina.

Em São Paulo, os sócios da Move On Comunicação, Erick França e Rafael Carneiro, acompanham de perto os projetos assinados pela agência para a Hospitalar 2022. O time coordena o brand strategy de duas healthtechs pernambucanas que participam do evento, considerado o maior da área de Saúde na América Latina.

João Lídio e Valdeir Batista, da Hier Cervejaria, marcam presenças na 16ª edição da Brasil Brau, Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, no final do mês, em São Paulo. Vão em busca de novidades.

 

 

Tags

Autor