coluna social

Política, shows e mais; confira os destaques desta sexta-feira (27)

Confira os destaques da coluna social desta sexta-feira (27)

Imagem do autor
Cadastrado por

Vinicius Mariano

Publicado em 27/05/2022 às 7:14
Notícia
X

Por mais políticas habitacionais

Em meio ao drama dos moradores das palafitas localizadas na Bacia do Pina após o incêndio no local, o orçamento para a implementação de projetos habitacionais da Prefeitura do Recife em 2022 foi reduzido em quase 60%, segundo dados da própria gestão no Portal da Transparência. O valor do orçamento para a área passou de R$ 24 milhões para R$ 10 milhões. O direito à moradia é assegurado pela Constituição Federal de 1988. Segundo dados oficiais da prefeitura, o Recife tem um déficit de mais de 70 mil moradias. Se vendo sem alternativa, pessoas ocupam prédios vazios ou moram em casas improvisadas enquanto conjuntos habitacionais prometidos não são entregues. "O papel das políticas voltadas para habitação deveria, primeiramente, ter a verdadeira intenção de sanar o problema. O direito à moradia não é apenas a entrega de um apartamento em alvenaria pela prefeitura, o direito à moradia abarca condições de qualidade de vida, de ter um lar (que significa um local confortável, seguro); os moradores precisam ter suas fontes de renda, ter condições de trabalhar ou estudar com qualidade. Muitos conjuntos habitacionais foram construídos e populações realocadas para espaços deslocados do seu convívio e trabalho. No entanto, todos esses programas habitacionais e todas as construções de conjuntos de apartamentos não foram suficientes. O déficit habitacional, aqui no Recife, nasceu com seu próprio processo de urbanização e, ainda hoje, permanece com bastante ênfase", explica a urbanista e professora do Centro Universitário dos Guararapes Sofia Mahmood.


Pepita se deu bem na final


Destaque em filmes como Bacurau, Era Uma Vez Eu Verônica e Fim de Festa, entre outros longas pernambucanos, a atriz paraibana Suzy Lopes se deu bem na reta final da novela Quanto Mais Vida, Melhor!. Sua personagem, a divertida Val da Pepita, garantiu um final feliz ao lado de ninguém menos que Diogo Nogueira. O marido de Paolla Oliveira é quem dá vida ao milionário Zé do Pasto. Risadas garantidas!

Céu bem movimentado


O primeiro quadrimestre deste ano foi excelente para a aviação no Estado. De acordo com pesquisa da Aena Brasil, os números foram bem animadores: 99,2% a mais de passageiros ante o mesmo período na pré-pandemia. Ao todo, estamos falando de mais de 2,9 milhões entre pousos e decolagens. Lembrando que ainda faltam vários voos voltarem a acontecer.

Para Luiz


Fagner e Elba Ramalho lançaram um disco em homenagem a Luiz Gonzaga. O álbum vai virar turnê, que terá início hoje, no Classic Hall. O álbum aborda o repertório do Rei do Baião; é o primeiro lançado pelo selo Bônus Track.

Série...


A segunda temporada da série de ficção Giga, já tem data para estrear: dia 5. A produção é dirigida por Taciano Valério e volta a ser exibida no canal de TV por assinatura CineBrasilTV. O seriado tem seis episódios com 26 minutos de duração.

... sobre suicídio


Foi produzido pela Autorias Filmes, de Caruaru, em coprodução com a Casa de Cinema de Olinda. As cenas foram filmadas em Garanhuns. A ficção, que aborda de forma inteligente e sensível o tema do suicídio, contou com 117 profissionais.

Aniversariantes


Isabel e Luli Dias, Sonia Raposo, Lu Roma, Leyla Leite, Lourdes Alcântara, Telma Wanderley, Maria Regina Melo, Rosana Campos, Celso Calheiros, Manoel Bezerra, Mário Rodrigues, Amaro Câmara Filho e Elba Valois.

Veveta


Após três anos sem se apresentar no Recife, Ivete Sangalo já tem data e local marcado para reencontrar os pernambucanos: será dia 6 de agosto, na área externa do Centro de Convenções. Trazendo a sua nova turnê, Tudo Colorido, a baiana promete experiências para o público que vão além da música, além de um repertório completo, composto pelos principais sucessos da sua carreira.

Sobre homens


Os homens buscam cuidar da saúde cada vez mais. Pesquisa demonstra ter aumentado em 49,96% a procura do homem pelo médico, entre 2016 e 2020, segundo o SUS, passando de 425 milhões de atendimentos para 637 milhões. "Não só o câncer de próstata merece atenção prévia, os homens precisam ficar atentos aos sinais do câncer de testículo e de pênis, além de disfunções sexuais, como a erétil, com necessidade de visitas", informa o urologista Felipe Dubourcq.

Rápidas


Luciana Martins vai liderar a recém-criada Comissão de Legal Design da Ordem dos Advogados. Irá também compartilhar as boas práticas e novas ferramentas digitais, aplicadas pelo Queiroz Cavalcanti, para resolver problemas complexos do mundo jurídico. O Legal Design une design, tecnologia e direito, via gráficos e softwares.

O Clube Português será palco do festival Reggae Station, amanhã, a partir das 22h, com Edson Gomes e as bandas Groundation (EUA), Planta e Raiz e Cidade Verde.

Tomé Franca completa um ano à frente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco com um motivo para celebrar: o maior plano de pavimentação de vias urbanas do Estado, fortalecendo a relação do Governo com os municípios.

O Hope anuncia a chegada do laser SLT, alternativa segura e indolor para o tratamento do glaucoma. O procedimento é não invasivo e garante um pós-operatório muito mais rápido. A técnica ajuda a controlar a pressão ocular e barrar o avanço da doença.

Sobre o show de Caetano Veloso no Teatro Guararapes: o sucesso da edição de sábado foi tão grande que o baiano abriu extra hoje — e esgotou também. A turnê chama-se Meu Coco.

 

Tags

Autor