coluna social

Habitação, economia e mais; confira os destaques desta segunda-feira (06)

Confira os destaques da coluna social desta segunda-feira (06)

Imagem do autor
Cadastrado por

Vinicius Mariano

Publicado em 06/06/2022 às 7:12
Notícia
X

Por menos burocracia e mais eficiência legal

Prefeitura do Recife promulgou decreto que facilita o licenciamento ambiental de empreendimentos de baixo impacto, validando o procedimento on-line. Pelas novas normas, são regulamentadas as disposições legais que permanecem com as exigências de proteção ambiental. Tiram do caminho burocrático, muitas vezes extenso e desnecessário, procedimentos que já não fazem sentido nas operações telemáticas que preponderam em toda a coletividade.


Flexibilizar


"A nova regulamentação resulta em progresso que atinge a todas as atividades beneficiadas, implementando facilidade sem flexibilizar o cumprimento das normas ambientais fundamentais. É um passo racional, quando o meio utiliza a comunicação à distância para as suas operações, sejam das médicas às tributárias. É uma racionalização dos procedimentos operacionais", explica Hélio Gurgel.

Economia


Continua o especialista em Direito Ambiental: "Certamente, representarão economia de tempo e dinheiro para o usuário e o Estado". O novo normativo tem sido bem recebido pelos empreendedores, que veem na medida um alento aos seus anseios, notadamente quando enfrentam dificuldades para regularizar uma empresa.

Médico espírita

José Pedro de Freitas, o Arigó, incorporava o espírito do Dr. Adolf Fritz. Os relatos sobre o médium e as pesquisas sobre ele, reunidos pelo norte-americano John G. Fuller, deram origem ao livro Arigó e o Espírito do Dr. Fritz.

Aniversariantes


Dayvison Nunes, Raul Henry, Fernando Cavadinha Guimarães, Glória Maria de Almeida, Vicente Miranda, Eliane Farias, Fábio Lopes, Orlando Aceto Jr., Sylvia de Melo, Marília Lacerda e Suely Montenegro.

Habitação 1


Com déficit habitacional no Brasil chegando a quase 6 milhões de moradias, de acordo com a Fundação João Pinheiro, o cenário nacional encara alta de preços e custo para construção, além da situação financeira da população de baixa renda.

Habitação 2


"Isso não é exclusividade brasileira, mas outros países encontram soluções inteligentes", reflete o CEO da MRV, Eduardo Fischer. Políticas públicas, tecnologias e processos de produção inovadores, criatividade e sustentabilidade são caminhos.

Habitação 3


"É um contexto que, em geral, desfavorece a escalabilidade, a redução de custos, a oferta ampla e acessível e a agilidade. Tudo isso fragiliza a segurança de empreender e realizar no segmento da habitação", conta.

Psicologia preta


Clínica do Impossível: Linhas de Fuga e de Cura é o 1º livro do psicólogo Lucas Veiga. São dez textos escritos a partir de suas experiências clínicas com pessoas negras. Veiga tem se destacado no Brasil como expoente da Psicologia Preta.

Caruaru


A saudade era grande, viu, mas Caruaru voltou a ser a Capital do Forró, depois de dois anos de pandemia da covid-19, com a abertura do São João da cidade, sábado. O prefeito Rodrigo Pinheiro foi o anfitrião, pela primeira vez. Recebeu a antecessora, Raquel Lyra, com o pai, o ex-governador João Lyra, além dos deputados Daniel Coelho e Priscila Krause. Na estreia, um pequeno susto. O piso de um dos camarotes cedeu e teve que ser interditado. Sem ferido, sem vítimas. Felizmente. Nada que abalasse o brilho da festa, que teve Elba Ramalho, Solange e Claudinha Leitte, além da presença VIP da ex-'BBB22' Eslovênia, a embaixadora da festa. Ela, aliás, foi sozinha, sem o "namorido" Lucas, que ela conheceu na casa. Neste domingo, o Blog de Jamildo, aliás, noticiou a vinda do presidente Jair Bolsonaro à festa, no dia 23. No próximo final de semana, o diretor da TV Jornal Interior, Carlos Humberto, comandará camarote da emissora na folia. Receberá parceiros e mercado publicitário.

Rápidas


Jaimar Chedid, Gisele Carneiro e Renata Lima Rocha confirmaram o 10º Workshop Cerimonial Social do Nordeste. Será nos dias 24 e 25 de outubro, no Beach Class Convention by Hôm. Entre os palestrantes, os cerimonialistas dos famosos Roberto Cohen e Vinicius Favale.

Alexandre Ventura será um dos palestrantes do Congresso Brasileiro de Retina, em São Paulo. Ele fará palestras nos três dias de evento.

A cirurgiã da face Leila Freire está em Madrid. A pernambucana vai palestrar no maior evento de rinoplastia do mundo. Ela desenvolveu uma inovação da técnica de redução da base nasal, que tem sido apresentada em vários congressos.

Anna Waehneldt e Daniela Papelbaum, diretora e gerente de Educação do Senac Nacional, desembarcam no Recife, nesta segunda, para discutir projetos futuros em Pernambuco. Na pauta, reunião com diretoria do Porto Digital e lançamento do Projeto Figital, que capacitará lojistas dos shoppings de PE para o "novo" varejo.


Tags

Autor