saúde

O que é Síndrome de Ménière? Entenda a doença crônica do padre Fábio de Melo

O católico causou estranheza no público do 'Altas Horas' ao surgir com o rosto inchado

Imagem do autor
Cadastrado por

Vinicius Mariano

Publicado em 07/06/2022 às 11:28 | Atualizado em 07/06/2022 às 11:47
Notícia
X

No último sábado (04), o padre Fábio de Melo surpreendeu os telespectadores com sua participação no programa "Altas Horas", da TV Globo. Isso porque ele apareceu com o rosto diferente, um pouco inchado, o que levantou suspeitas de uma possível harmonização facial.

No entanto, em entrevista para o portal O Dia, o religioso negou a realização do procedimento estético e revelou que possui uma doença crônica. "“Há dez anos, descobri que tenho uma doença chamada mal de Ménière, cujos sintomas são a perda de audição e o distúrbio do labirinto" contou, acrescentando que não possui o segundo sintoma.

Na conversa, ele ainda disse que durante o período em que a doença agrava, faz uso de medicamentos que, consequentemente, o fazem ficar com o rosto inchado.

O que é?

A Síndrome de Méniére, é um distúrbio raro que afeta a área interna do ouvido, causando vertigem, pressão, perda auditiva e inchaço. Os sintomas e crises variam de pessoa para pessoa.

A doença tem relação com o excesso de líquido dentro dos canais auditivos, podendo afetar um ou dois ouvidos. Além disso, na maioria dos casos, as mulheres entre 20 e 50 anos são as mais acometidas.

Sintomas

Os sintomas da síndrome são diversos e podem ser passageiros ou duradouros. Os principais são: Vertigens, tonturas, perda de equilíbrio, zumbido, diminuição ou perda de audição e sensação de ouvido tampado.

Caso alguns desse sintomas aparecem duas ou mais vezes, durante cerca de 20 minutos, é indicado que um otorrinolaringologista seja procurado para que a doença seja diagnosticada. Dessa maneira, podendo iniciar um tratamento adequado que alivie os sintomas e previna novas crises.

Causas

A síndrome de Ménière não possui uma causa específica, mas acredita-se na relação com acúmulo de líquido no ouvido interno.

Porém, existem alguns fatores externos que podem causar a doença. Causas genéticas, otite média crônica e otosclerose são alguns dos agentes que podem fazer o indivíduo ter a síndrome.

Tratamento

A doença rara não possui cura, mas alguns tratamentos podem ser indicados por um especialista para que a doença seja controlada.

Nele, podem ser utilizados medicamentos, ser indicado a redução de cafeína ou mudanças no estilo de vida, como dieta, exercícios e sono regulado. Há também técnicas mais invasivas, mas tudo depende do que for indicado pelo médico responsável.


Tags

Autor