TV

PANTANAL: história da música 'Cavalo Preto' tem maldição; veja significado

Uma das cenas que vem sendo mais comentadas é como José Leôncio pede Cavalo Preto em Pantanal

Imagem do autor
Cadastrado por

Rakeche Nascimento

Publicado em 09/06/2022 às 19:18
Notícia
X

Uma das cenas mais icônicas em Pantanal é quando José Leôncio pede para os violeiros cantarem Cavalo Preto quando se reúnem na Fazenda, o que gerou muitos memes nas redes sociais.

O jornalista Daniel Farad, do Notícias da TV, escreveu um artigo explicando um pouco sobre a música tão tocada na novela, que foi gravada pela dupla Tonico e Tinoco, mas tem composição de Sérgio Reis, vem conquistando o público.

Cavalo Preto é um sucesso da música sertaneja e já foi gravada pelo menos 11 vezes. Seu lançamento, inclusive, coincide com o ano de estreia de Pantanal na extinta TV Manchete, em 1990.

Qual o significado de Cavalo Preto?

Não é de hoje que um Cavalo de raça pode custar caro para os pecuaristas e fazendeiros, principalmente, se ele for preto.

Além disso, existe um mito sobre os animais: dizem que são tão ligeiros que eram praticamente indomáveis, essa ideia foi repassado durante séculos até os mouros conquistaram a Península Ibérica.

Segundo o jornalista, os cavalos não simbolizam apenas velocidade e transporte, mas também têm ligação com ritos religiosos.

Isto é: existe uma corrente que acreditava nos cavalos como algo santo, enquanto outra dizia que os cavalos traziam o espírito da morte.

Tags

Autor