FRASES

DANUZA LEÃO: Jornalista tinha tom ácido e já disse que mulheres deveriam ser assediadas; veja algumas frases marcantes de Danuza Leão

A carreira de Danuza Leão foi marcada por textos sinceros e seu envolvimento em polêmicas

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 23/06/2022 às 9:30
Notícia
X

A escritora e jornalista Danuza Leão, morta nesta quarta-feira (22), aos 88 anos, acumulou polêmicas ao longo da sua vida com o tom ácido dos seus textos. Seus comentários, que não poupavam o leitor de ouvir o que a autora pensava em alto e bom tom, nem sempre caía bem para todos.

Em mais de uma ocasião, Danuza alfinetou o movimento feminista e chegou a dizer que o assédio fazia parte da vivência de uma mulher. Ela também declarou que não se importava em lavar os pratos de seus companheiros e se rotulou "suburbana e marginal".

Em dezembro de 2019, Danuza anunciou que pararia de escrever. Segundo ela, a decisão foi tomada porque "encaretamos". 

"Quando comecei a escrever, podia tudo. Relendo coisas que escrevi há 15, 20 anos, mal posso acreditar na liberdade que se tinha - e como era bom. Mas não há bem que sempre dure; veio o politicamente correto e o moderno feminismo, que tornaram a vida melancólica e sem graça, afastando essa coisa tão boa, que é o encontro entre homens e mulheres. Encaretamos!", disse, na época.

Sempre escrevendo e dizendo as verdades do que pensava, a jornalista também dava 'pitacos' sobre relacionamentos, dizendo até que outros não deveriam se intrometer em brigas de casais.

Confira abaixo algumas das frases e conselhos ditos por Danuza Leão, além de trechos de textos mais marcantes escritos pela jornalista:

1. "Meus castigos de infância se tornaram minhas metas: ir pra cama cedo, não sair da minha casa, não ir a nenhuma festa."

2. "Em briga de casal, ouça, se não puder evitar, e procure ser o mais neutro possível. Nem pensar em dizer: 'Bom, já que as coisas estão nesse pé, vou te contar' etc. Quando eles reatam, sobra para você. E tem mais: nunca seja confidente dos dois lados."

3. "Agora, já sabe: às vezes, você acorda feliz – sem nem saber por quê –, sai de casa, na primeira esquina tropeça e fica no pior humor da vida.

Já no dia seguinte, acorda péssima, o telefone toca, é alguém de quem você gosta, e a vida se torna, de repente, boa de ser vivida.

É essa certeza de que tudo pode mudar em minutos, segundos, que nos ajuda a segurar a onda quando tudo fica difícil.

Se as coisas estiverem indo mal, pense em quantas outras ocasiões elas estiveram tão mal quanto, ou até piores, e tudo passou.

Não, não reclame, não chore, não se descabele, apenas espere; se possível, com aquela quase indiferença que você viu tantas vezes nos olhos dos mais velhos, que sabiam que ia passar – porque sempre passa.

Essa "indiferença" pode ser chamada de sabedoria ou experiência, o que, no fundo, é mais ou menos a mesma coisa."

4. "Quantas vezes soube de pessoas que depois de terem sido não só traídos - o que, aliás, é o de menos, mas também desprezados, particular e publicamente (bem mais grave), não sossegaram até ter a pessoa de volta, jurando nunca mais falar sobre o passado?"

5. "Sou uma pessoa de alma essencialmente suburbana, 'sentimentalóide', que chora até com discurso de miss. Acho que só os medíocres podem ser felizes."

6. "Na confusão que ficou este mundo, a grande questão do novo feminismo é quem vai lavar os pratinhos; sobre o resto, os homens não foram perguntados, e vou logo dizendo que, para mim, lavar um pratinho a mais é algo que faço com o maior prazer."

7.  "Com homens bonitos é fácil lidar, pois eles se fiam tanto na sua beleza que costumam se esquecer do resto... Nada mais perigoso que um homem feio e inteligente. Porque desse poucas mulheres escapam."

8. "O que não está claro para mim é o conceito de assédio. É uma paquera? Avanços sexuais entre homens e mulheres começam sempre de um lado. Às vezes, o outro lado não quer, e isso é normal. Como definir?

Espero que essa moda de denúncia contra assédio sexual não chegue ao Brasil. O que aconteceu no Globo de Ouro me pareceu um grande funeral. Apesar dos vestidos lindíssimos, acho que aquelas mulheres (que foram à cerimônia de preto) foram muito pouco paqueradas e voltaram sozinhas para casa.

Não acho que as denúncias de assédio possam gerar uma caça às bruxas, porque são uma coisa ridícula, para começo de história. É doloroso saber que uma mulher pode fazer uma acusação e tirar o emprego de um homem. É algo pecaminoso. Mas isso é coisa de americano. Lá eles não têm noção de sexo. É ótimo passar em frente a uma obra e receber um elogio. Sou desse tempo. Acho que toda mulher deveria ser assediada pelo menos três vezes por semana para ser feliz. Viva os homens."

9. "A primeira coisa que um hóspede deve deixar claro é até quando vai ficar. Esse detalhe deve ser esclarecido antes da chegada, de preferência. Já pensou, um hóspede que você não sabe quando vai embora? Se ele não disser o tempo da permanência, pergunte sutilmente, insinue que você talvez tenha que viajar, que outros amigos talvez cheguem, que você precisa saber para combinar as férias da empregada etc."

10. "Em enterros e missas, não vá produzida. Não é necessário vestir preto, mas é imperdoável atacar de perua numa hora dessas. Missas e enterros não são festas, embora às vezes certos velórios sejam tão animados quanto, só faltando mesmo bebida e canapé. Eu ouvi outro dia, na fila da missa, duas embaixatrizes conversando, e uma dizia para a outra: 'Ah, mas então seu ascendente deve ser Áries' (e olha que eu estava uns dois metros atrás). Ainda no mesmo assunto: nunca estenda a mão para cumprimentar a viúva por cima do caixão. É hor-ro-ro-so - e acontece o tempo todo."

Tags

Autor