SAÚDE

SÍNDROME DE RAMSAY HUNT: O que é a doença que Justin Bieber tem? Especialista explica sintomas e sequelas

Justin Bieber cancelou apresentações da sua turnê após ficar com parte do rosto paralisado em decorrência da Síndrome Ramsay Hunt

Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 13/06/2022 às 12:54
Justin Bieber se apresenta no Rock in Rio, mas shows em São Paulo estão cancelados - Reprodução/Instagram

Justin Bieber cancelou uma série de shows que faria nas próximas semanas após ser acometido por uma paralisia facial. O cantor de 28 anos tem a síndrome Ramsay Hunt, que tem como principais características a paralisia da musculatura do rosto e uma forte dor no ouvido.

"Como provavelmente podem ver pela minha cara, tenho esta síndrome chamada síndrome de Ramsay Hunt, este vírus que ataca o nervo do meu ouvido e os meus nervos faciais. Como podem ver, este olho não está piscando, não consigo sorrir deste lado do meu rosto, esta narina não se mexe", explicou o artista em um vídeo publicado nas redes sociais.

"Para aqueles que estão frustrados com os meus cancelamentos dos próximos shows, eu simplesmente não sou fisicamente capaz de fazê-los", disse Justin Bieber, explicando que estava com parte do rosto paralisado e, portanto, não pode realizar os shows.

Mas, afinal o que é a síndrome de Ramsay Hunt?

Segundo o neurocientista e biólogo, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, a síndrome de Ramsay Hunt é uma erupção cutânea dolorosa ao redor da orelha, no rosto ou na boca, e também é conhecida como herpes zoster oticus ou herpes zoster do gânglio geniculado. 

"É uma complicação tardia da infeção pelo vírus varicela-zoster (VZV), resultando em inflamação do gânglio geniculado do nervo craniano CVII", explica.

Ainda segundo Abreu, "o vírus varicela-zoster que causa a síndrome de Ramsay Hunt é o mesmo vírus que causa varicela e herpes zoster e afeta o nervo facial próximo ao ouvido interno. Isso leva à irritação e inchaço do nervo", esclarece.

Esta doença pode manifestar-se de diferentes maneiras com variados sintomas que podem aparecer separadamente ou conjugados. A síndrome é incapacitante pois é bastante dolorosa e acaba por causar paralisia.

De acordo com o neurocientista, os estágios iniciais da infecção causam febre e erupção vesicular difusa, ou seja, o que conhecemos por varicela. Sendo que depois o vírus fica inativo. Quando acontece a sua reativação, causa um fenômeno "zoster" ou "herpes zoster".

Os sintomas mais comuns são: erupção cutânea dolorosa no tímpano, canal auditivo, lóbulo da orelha, língua e céu da boca no lado do nervo afetado, dor intensa no ouvido, perda auditiva de um lado, vertigem, zumbido no ouvido, dificuldade em fechar o olho, alteração no paladar, ressecamento visual e na boca e fraqueza em um lado do rosto que causa dificuldade em fechar um olho e ao comer, caindo a comida do canto fraco da boca.

No que respeita a tratamentos, o neurocientista revela que o tratamento é feito com corticoide e anti-virais. "O tratamento deve ser iniciado logo que sejam revelados os primeiros sintomas pois é a melhor forma de existir uma recuperação total pois, caso contrário, as sequelas podem manter-se para sempre", explica.

A síndrome de Ramsay Hunt não é contagiosa, porém, o vírus herpes-zoster que pode ser encontrados nas bolhas presentes junto da orelha, pode ser transmitido para outras pessoas e causar catapora em indivíduos que não tiveram antes a infecção. O risco de desenvolver esta doença é maior em indivíduos imunossuprimidos, diabéticos, crianças ou idosos, que tenham sofrido de catapora.

Tags

Autor