A FAVORITA: Quem matou Marcelo? Quem é a verdadeira vilã? Relembre final de Flora e Donatela
Novela 'A Favorita' foi marcada por segredos. Relembre trama de Flora e Donatela
'A Favorita' é uma novela repleta de capítulos eletrizantes. A trama de João Emmanuel Carneiro, reprisada no 'Vale a Pena Ver de Novo', conta a história de Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia), rivais que se acusam do assassinato de Marcelo (Flávio Tolezani).
O pai de Lara (Mariana Ximenes) foi morto ainda antes da história ser retratada. E é justamente isso que guia a novela, mostrando a dualidade entre duas mulheres completamente diferentes.
Você lê nesta matéria:
- Quem matou Marcelo, pai de Lara?
- Quem matou Dr. Salvatore?
- Donatela é presa?
- Qual o fim de Flora?
- Resumo de 'A Favorita' de 25 a 29 de julho
Abaixo, relembre o destino de Donatela e Flora após esses acontecimentos.
Quem matou Marcelo, pai de Lara?
No começo da novela, a assassina até enganou. Porém, com o decorrer da trama, Flora mostrou ser a realmente grande vilã da novela. Comendo pelas beiradas, ela consegue 'provar' que a rival matou Marcelo (Flávio Tolezani). Tudo acontece a base de armações e chantagens.
Flora (Patrícia Pillar) assume para Donatela (Claudia Raia) que matou Marcelo (Flavio Tolezani) em tom sádico, contrastando com o ar angelical que a personagem demonstrou desde o começo da trama, apesar de ter passado 18 anos na prisão.
Veja cena do assassinato de Marcelo em 'A Favorita'
Até esse momento da novela, Flora e Donatela possuem versões diferentes sobre a morte de Marcelo, deixando cada vez mais dúvidas no público sobre quem diz a verdade.
Garantindo que foi injustiçada, Flora ganhou a torcida de boa parte das pessoas e por isso a sequência é tão surpreendente. João Emanuel Carneiro conta que o objetivo de despertar dúvida sobre quem é a vilã e a mocinha foi criar uma novela instigante e ousada.
.
"A mocinha pobre e vitimada, que quase sempre é heroína nas novelas, aqui é uma assassina, e a mulher rica e fútil é a vítima. Acreditava que o público estava preparado para lidar com personagens cindidos e multifacetados. Quebrando estereótipos da teledramaturgia a novela fez e novamente está fazendo sucesso", revelou o autor em entrevista.
Quem é Dr. Salvatore?
Depois de conquistar a confiança de Lara e Irene (Glória Menezes), ela também consegue dois grandes aliados: Dodi (Murilo Benício) e Silveirinha (Ary Fontoura).
Com a ajuda dos comparsas, usa dois importantes trunfos contra Donatela. O primeiro é a mudança do depoimento de Salvatore (Walmor Chagas).
O médico que atendeu Marcelo após o tiro ressurge e acaba chantageado por Flora. Ela descobre que o veterano é gay e esconde sua orientação sexual, o que é usado pela vilã. Assim, ela convence Salvatore a dizer que, antes de morrer, Marcelo contou que Donatela foi a assassina.
O depoimento de Salvatore muda tudo. Ele diz que foi comprado por Donatela para dizer que Flora matou Marcelo. Para piorar, Flora mata o médico na frente da rival e coloca a culpa nela.
.
Tudo piora quando Cilene (Elizângela) também é chantageada pela vilã. Com a ajuda de Dodi, a loira descobre que a manicure guarda um segredo. Na realidade, ela esconde que Halley (Cauã Reymond) é o verdadeiro filho de Donatela. O garoto foi roubado por Silveirinha. Para não ter seu segredo à tona, Cilene muda o depoimento.
Ela diz que quem atirou em Marcelo foi Donatela e não Flora. Com tantas provas contra, Donatela é presa e come o pão que o diabo amassou na cadeia. Já Flora conquista Gonçalo e toda a família. Ela ganha um cargo na empresa, enriquece e vira outra pessoa.
Quem matou Dr. Salvatore?
Nos capítulos mais recentes da reprise, a cena da morte de Dr. Salvatore (Walmor Chagas) foi exibida. Ele foi assassinado por Flora, que armou para que Donatela levasse a culpa.
Após cair na armadilha de Flora e Dodi (Murilo Benício), Donatela se torna a principal suspeita do assassinato. É aí que todos se voltam contra ela, menos Pedro (Genézio de Barros), que acredita em sua inocência e a ajuda a planejar sua fuga.
Então, a milionária falsifica o passaporte para Roma e vai para o aeroporto disfarçada, vê Amelinha (Bel Kutner) atrás de uma pessoa famosa e se esquiva ao máximo para não ser vista. A ex-amiga a reconhece na fila de embarque e chama a atenção dos policiais, gritando que ela é uma foragida da polícia.
Na delegacia, Donatela é informada que ela será transferida para um presídio feminino como principal suspeita da morte do médico. Donatela é algemada e, chocada, não oferece resistência.
.
Depois de um tempo atrás das grades, Donatela é levada a julgamento. Contrariando a orientação de se declarar culpada, ela reage na frente de todos dizendo ser inocente e que não irá assumir algo que não fez.
Como testemunhas de acusação são chamados a depor o jornalista Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) e Alice Salvatore (Deivy Rose), viúva do médico.
Desolado, o ex-namorado de Donatela, é obrigado a confirmar em seu depoimento que a viu segurando a arma que causou a morte de Salvatore.
Porém, preocupado em esclarecer o que realmente presenciou, conta que não viu Donatela atirando e que, segundo a ex-namorada, foi Flora (Patrícia Pillar) quem colocou a arma na mão dela.
Ainda durante o julgamento, Lara é apresentada como testemunha de defesa. Donatela não se contém ao ouvir a filha adotiva reconhecer todo o amor que dedicou e corre para abraçá-la.
A sessão é interrompida e Flora consola a filha nos corredores. Na volta à sessão, Donatela explode ao ver a inimiga a encarando tranquilamente e, possessa, a acusa de ter cometido dois crimes. A ex-detenta reage fingindo constrangimento e, ao final da sessão, Donatela é condenada pela morte de Salvatore.
Qual o final de Flora em 'A Favorita'?
No último capítulo da novela, Flora surge na lua de mel de Donatela e Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) pronta para acabar com a felicidade do casal. Ao saberem que eles correm perigo, Lara (Mariana Ximenes) e Irene (Glória Menezes) vão até o local, acompanhadas por seus seguranças.
Armada, Irene aponta para Flora e promete assassinar sua algoz. Só que a viúva de Gonçalo (Mauro Mendonça) não tem coragem de puxar o gatilho, sendo então desarmada por Lara. A jovem pega o revólver da idosa, aponta para a própria mãe. As duas então trocam uma série de ameaças.
.
“Atira! Atira ou eu atiro em você”, ameaça Lara. “Mas olha só para isso… A vaquinha resolveu agir!”, diz Flora. “Eu não sou seu purgantezinho, mãe? Vai! Acaba logo com isso! Atira em mim!”, provoca a jovem.
“Atira, filhinha. Aí você vai ser uma assassina como eu. Atira, Lara! Atira na sua mãe!”, devolve a vilã, que ouve da filha: “Você não é a minha mãe! A minha mãe é a Donatela!”.
Só depois Lara atira em Flora, que cai baleada com um tiro acima do peito. Agonizando no chão, ela tenta desgraçar de vez a vida da filha: “Tá esperando o quê? Me mata, filha assassina! Eu disse que sua vida estava atrelada à minha. Você é uma assassina igual a mim. Agora vai: acaba comigo, me mata! Mata a sua mãe”.
Flora morre na novela?
A estudante, porém, é convencida por Donatela e Irene a largar a arma. “Eu não sou uma assassina feito você”, dispara a jovem. “O jogo acabou, Flora. Xeque mate!”, resume Silveirinha. “Garota frouxa! Frouxa!”, esbraveja Flora.
Após a sequência, Flora é levada para um hospital, se recupera e depois vai parar atrás das grades. Presa no fim da novela, ela tem sua última cena fazendo atividades na penitenciária.
Ao conhecer uma nova detenta (Fabíula Nascimento), a vilã surpreende ao aparecer com o rosto cheio de hematomas, resultado da convivência nada amistosa no local. Para arrematar, ela se apresenta à colega com outro nome: Donatela.
Confira o resumo de A Favorita de 25 a 29 de julho