Ludmila Dayer, atriz e diretora, anunciou nessa quarta-feira (28) que foi diagnosticada com esclerose múltipla. Ela ficou conhecida por ter participado de "Malhação" (2000) e "Senhora do Destino" (2004).
Ela fez o anúncio em uma live no Instagram diretamente dos Estados Unidos, onde mora. Ludmila conta que os primeiros sintomas vieram após sentir problemas na visão e cognição.
Até então, ela achava que era algo ligado a alimentação e mudou toda a rotina novamente. A atriz conta que sempre foi ativa e fazia muito exercício físico.
"Era um sintoma atrás do outro e, por isso, fui procurar o médico. Não conseguia enxergar direito, minha fala não acompanhava os meus pensamentos, tinha problemas de memória e muitas dores no corpo. Ia de um cômodo para o outro e não lembrava o que tinha ido fazer".
Os médicos desconfiam que a esclerose tenha sido desencadeada por um vírus chamado EBV (Vírus Epstein-Bar), que tem transmissão pela saliva, objetos contaminados ou transfusão de sangue.
Apesar da desconfiança, a ciência ainda não sabe especificamente o que pode desencadear a doença. Ludmila conta que demorou quase um ano para receber o diagnóstico e que passou por muito exames específicos.
"Tirei glúten, ovo, carne animal. Tudo que alimentava o vírus e provocava os sintomas. Também passei a comer coisas que desinflamam meu organismo", contou.