LUÍSA SONZA E ISABEL: Cantora quebra silêncio sobre racismo; Entenda o que aconteceu
Luísa Sonza está sendo processada por racismo; cantora se pronunciou
Na noite desta quarta-feira (5), Luísa Sonza finalmente usou suas redes sociais para quebrar o silêncio sobre o caso de racismo pelo qual está sendo acusada na Justiça.
A única vez que Luísa Sonza comentou sobre o racismo denunciado por uma mulher foi por meio de sua assessoria de imprensa logo após o caso ganhar repercussão na mídia nacional.
Desta vez, além de publicação um texto falando sobre ter sido racista com Isabel feito, inclusive, junto com a mulher que a acuso, ela gravou uma sequência de vídeos para reconhecendo que errou.
RACISMO: O QUE LUÍSA SONZA DISSE SOBRE TER SIDO RACISTA
"Acerca dos fatos narrados no processo, que ocorreram no dia 22/09/2018, no Restaurante da Pousada Zé Maria, eu reconheço que a maneira com que me dirigi a Sra", iniciou Luísa Sonza.
"Isabel traduziu um ato de reprodução do racismo estrutural, o que de maneira nenhuma foi a minha intenção".
"Nesse contexto, venho a público pedir desculpas, não somente à senhora Isabel, mas a todos aqueles que já experimentaram as consequências do racismo estrutural".
"Venho também registrar que, na publicação do dia 07/09/2020, não quis me referir à Sra. Isabel como mentirosa, como também a minha assessoria não teve tal intenção na publicação do dia 18/09/2020".
"As referidas publicações foram em defesa às informações que eram divulgadas pela mídia de forma distorcida dos fatos narrados no processo".
"Para que não haja qualquer dúvida, pontuo que as publicações não se referiam à pessoa da Sra. Isabel, que em nenhum momento quis notoriedade".
Ainda, considerando que o racismo estrutural impacta o psicológico de um indivíduo, entendo como importante esse passo para que haja a conscientização e reflexão não só minha, como da sociedade.
"Por fim, ratificando o que foi exposto acima, reitero meu pedido de desculpas à Sra. Isabel", finalizou o texto de Luísa Sonza sobre ter sido racista.
LUÍSA SONZA GRAVA VÍDEO PARA SE DESCULPAR POR RACISMO
"Estou aqui agora com tudo resolvido e sendo feito da maneira que eu acreditava ser correta em relação a tudo isso. Não via sentido de vir aqui pedir uma desculpa só para me livrar de uma culpa. Acho que seria de extrema hipocrisia da minha parte a partir do momento em que comecei a entender tecnicamente essa situação e me aprofundar nesse assunto", disse Luísa Sonza no começo do vídeo.
"Entendi que esse processo não era sobre a indenização, mas sobre o direito e o desespero de ser ouvida por uma situação que acontece diariamente com as pessoas e que a gente faz o tempo todo sem nem saber que está fazendo".
"Minha decisão a partir do momento em que entendi tudo isso foi primeiro resolver todas as questões com a Isabel, conversar, ouvir e pedir desculpas diretamente. E também resolver isso judicialmente, que é a forma correta. Esse texto eu fiz com a Isabel, de uma maneira que ela se sentisse confortável e satisfeita com isso".
Estou feliz que tenha conseguido resolver isso com ela, e quero agradecer muito a ela por ter aceitado conversar comigo. Agora, sim, acho que me sinto pronta para falar sobre isso e reiterar publicamente meu pedido de desculpas à Isabel", continuou Luísa Sonza.