PATROCINADA

Dia Mundial da Visão é um alerta para os cuidados com a saúde ocular

O hospital Ícone da Visão é uma das principais referências do Brasil no quesito inovação e segurança da saúde dos olhos

Imagem do autor
Cadastrado por

Caio Ponciano

Publicado em 13/10/2022 às 11:40 | Atualizado em 18/07/2023 às 15:25
Patrocinada
X

Sabemos que a visão é um dos principais sentidos do ser humano. Apesar disso, a população ainda não dá a devida atenção para a saúde ocular. Com o objetivo de alertar as pessoas sobre os cuidados com a visão e sobre problemas oculares que podem causar deficiências visuais e até mesmo a cegueira, a Organização Mundial da Saúde criou o Dia Mundial da Visão. A data é celebrada toda segunda quinta-feira do mês de outubro sendo, neste ano de 2022, no dia 13 de outubro.

“O Dia Mundial da Visão tem a importância de chamar a atenção para as diversas doenças oculares e, muitas delas, quando há um diagnóstico precoce, permite um tratamento mais seguro e eficiente, com menor risco de complicações e fatalmente o menor risco de uma cegueira, que é a perda total do sentido da visão. Um exemplo muito conhecido é o glaucoma, uma doença silenciosa que, se for detectada tardiamente, fica difícil evitar a cegueira”, alerta o especialista em catarata, cirurgia refrativa, glaucoma e ceratocone, e fundador do hospital Ícone da Visão, Dr. Álvaro Dantas.

Embora seja de extrema importância, assim como outras consultas rotineiras, a visita ao oftalmologista pode ser vista como secundária por alguns. Segundo dados de pesquisa feita pelo Ibope, com apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 34% dos brasileiros nunca consultaram um especialista da visão, e 74% dos que buscaram ajuda só fizeram após perceber algum tipo de problema.

Para o fundador do hospital Ícone da Visão, a dificuldade na procura pelo oftalmologista no Brasil existe porque a consulta ainda está muito relacionada à necessidade da troca de óculos, o que não acontece em países mais desenvolvidos.

“Em outros países, as pessoas sabem que o exame de óculos depende da necessidade de trocá-los, mas também têm a consciência de que o exame preventivo, que é quando o médico examina o fundo de olho, a pressão ocular, pode permitir diagnósticos importantes para evitarmos a cegueira”, explica dr. Álvaro Dantas.

Ícone da Visão/Divulgação

Bloco cirúrgico do Ícone da Visão utiliza tecnologias exclusivas - Ícone da Visão/Divulgação

Infância

Desde os primeiros anos de vida, os exames oftalmológicos de rotina são bastante importantes para o ser humano. Assim que nasce, um bebê se submete ao teste do olhinho, para detectar alterações oculares que podem prejudicar o desenvolvimento da visão. Esse procedimento deve ser feito antes do bebê receber alta da maternidade.

“O teste de olhinho tem como principal função detectar o retinoblastoma, um tumor maligno que pode levar a criança à morte. É importante também para detectar outras doenças importantes nessa fase da vida, como o glaucoma congênito, a catarata congênita e várias outras doenças que podem estar presentes no nascimento”, pontua o Dr. Álvaro Dantas.

E ainda, “na fase escolar, quando a criança começa a conhecer as letras, é quando a gente tem o interesse de investigar possíveis doenças refrativas, como miopia, hipermetropia, astigmatismo, que é quando atinge de forma assimétrica os dois olhos e pode ter uma repercussão do desenvolvimento de um dos olhos, causando uma perda definitiva de qualidade de visão se não for detectada a tempo”, completa.

Envelhecimento

Com o passar da idade, o risco de desenvolver doenças oculares também aumenta. Vista cansada, catarata, síndrome do olho seco, degeneração macular são apenas algumas das doenças oculares comuns nas pessoas de mais idade, e que merecem uma atenção especial para além do Dia Mundial da Visão.

“A vista cansada, por exemplo, atinge todas as pessoas no processo de envelhecimento, com os primeiros sinais, normalmente, aparecendo após os 40 anos. Já a catarata costuma aparecer a partir dos 50 anos e vai lentamente evoluindo. A síndrome do olho seco é uma doença extremamente comum por conta do excesso de telas, como computador e celular, e uso frequente do ar-condicionado”.

“São doenças comuns que, de uma certa forma, não são evitáveis na prática. O que a gente pode fazer é o diagnóstico precoce, tratá-las apropriadamente, de acordo com a melhor opção que cada um deseja”, explica o profissional.

Tecnologia e inovação

Localizado no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, o hospital Ícone da Visão é
o primeiro Zeiss Reference Center da América Latina e pioneiro em diversas tecnologias, muitas delas exclusivas. Além disso, possui um investimento contínuo na segurança, oferecendo nos procedimentos um menor risco de infecção e de complicações graves, que podem atingir cirurgias de catarata e retina, por exemplo.

Ícone da Visão/Divulgação

Vitrine de lentes intraoculares - Ícone da Visão/Divulgação

O Ícone da Visão, que, ainda este ano, abre uma unidade na Zona Norte do Recife, se destaca também por ser uma das maiores referências nacionais na cirurgia refrativa a laser pela técnica Smile, da renomada empresa alemã Zeiss, que existe desde 2011 com mais de 4 milhões de procedimentos realizados no mundo. “O grande diferencial dessa tecnologia é ser minimamente invasiva, ter uma capacidade corretiva maior do que a técnica usual que é o LASIK, oferecendo, assim, um menor risco de complicações e uma menor incidência de olho seco”, diz o Dr. Álvaro Dantas.

A infecção na cirurgia ocular é gravíssima e tem consequências que muitas vezes podem acarretar na perda total da visão. Por isso, o Sistema Operio foi outra tecnologia implementada na rotina cirúrgica do hospital. De origem sueca, esse sistema consegue aspirar o ar do bloco cirúrgico, criando uma área ao redor da cirurgia ocular sem qualquer partícula suspensa no ar, minimizando ao máximo os riscos de infecções.

Ainda em 2022, será inaugurada a unidade Ícone da Visão Zona Norte, no bairro do Espinheiro, com consultas e todos os exames oftalmológicos, incluindo o spa da visão.

Ícone da Visão/Divulgação

Ícone da Visão, abre, ainda este ano, uma unidade na Zona Norte do Recife - Ícone da Visão/Divulgação

Tags

Autor