No mês de outubro, os brasileiros terão que ir novamente para urna votar em um candidato à Presidência, contudo, muitos ainda permanecem na dúvida do motivo da existência do segundo turno para o cargo.
COMO FUNCIONA O SEGUNDO TURNO?
Segundo a Constituição, um candidato para ser eleito necessita da maioria absoluta (mais da metade) dos votos validamente expressos.
Caso nenhum candidato consiga esse número, realizar-se-á uma segunda volta apenas entre os dois candidatos mais votados.
No caso das eleições de 2022, com 100% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral, a diferença entre os dois candidatos foi de mais de 6 milhões de votos, com vantagem para o petista.
DIFERENÇA PERCENTUAL LULA X BOLSONARO
Lula foi o candidato mais votado nas Eleições deste domingo (2). Segundo o resultado das urnas, o petista ficou com 48,43% dos votos válidos.
Jair Bolsonaro ficou na segunda posição da votação, com 43,20% dos votos dos brasileiros.
QUANDO VAI SER O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES?
- O segundo turno será no dia 30/10 e as regras de votação são as mesmas que a do primeiro turno.
Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, serão obrigados a votar no dia da votação, isto é, 2 de outubro ou 30/10 em caso de segundo turno. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.