É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
O Brasil parou nesta quinta-feira (24), para acompanhar a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar.
E o time comandado por Tite não fez por menos. No estádio de Lusail, a seleção venceu com dois gols de Richarlison, o Pombo.
A vitória veio com sufoco, em busca do hexa. Agora, faltam dois jogos na fase de grupos para ir ao mata-mata.
Outro vencedor foi a TV Globo, sendo este, de audiência.
AUDIÊNCIA DA TV GLOBO NA ESTREIA DO BRASIL NA COPA
Sob comando de Galvão Bueno, a TV Globo atingiu a marca de 50,1 pontos e sintonia de 76,0% dos televisores, em São Paulo.
O pico da emissora foi marcado às 17h33, onde atingiu 52,8%. Na principal metrópole do país, significa três milhões e 942 mil domicílios simultaneamente.
Segundo o site TV Pop, que também traz a apuração da audiência, a expetativa dos executivos da Globo apostavam 42 pontos.
Este número já é o maior desempenho televisivo em 2022, na Grande São Paulo. Até então, o recorde era da vitória do Flamengo na Copa do Brasil, quando atingiu 41 pontos, naquele 19 de outubro.
O terceiro lugar veio também da Plim-Plim, com a reta final da novela Pantanal, naquela ocasião, 4 de outubro, a emissora registrou 34,7.
AUDIÊNCIA DAS DEMAIS EMISSORAS
A TV Globo explodiu a audiência. Enquanto o Brasil estava em campo, nenhuma emissora ultrapassou a barreira dos 2 pontos.