COMO PELÉ PAROU UMA GUERRA? Relembre a história
Entenda como Pelé parou uma guerra em 1969
Pelé está sendo enterrado nesta segunda-feira (02), após falecer por falência múltipla dos órgãos (na quinta-feira 29/12). Dentre muitas histórias e títulos, uma das mais curiosas é sobre ele ter parado uma guerra civil, quando esteve no Congo Belga, no início de 1969.
O QUE ACONTECEU COM PELÉ NA GUERRA?
O episódio ocorreu em 4 de fevereiro de 1969, quando o Santos foi convidados para jogar na Nigéria, país da África Ocidental que era palco de uma guerra separatista com a região de Biafra, motivada por disputas de poder entre os povos hauçá e igbo.
Pelé é um ícone, diz presidente da Fifa na transmissão do velório do rei do futebol
A partida aconteceria na cidade de Benin, mas para o time passar deveriam cessar-fogo. Como todos queriam ver o craque jogar, as duas partes decidiram suspender a guerra para que Pelé desse seu show.
Após o amistoso, a guerra continuou.
HOMENAGEM AO OCORRIDO
Em setembro passado, o Santos lançou até um terceiro uniforme na cor preta e com motivos africanos para relembrar esse episódio.
"Essa camisa é uma referência direta à grandiosa história do nosso clube, um momento que ficou marcado até hoje e confirma como um esporte promove ações que podem mudar o mundo."