REC-BEAT está de volta ao CARNAVAL DO RECIFE em 2023
O Rec-Beat acontece de 18 a 21 de fevereiro no Cais da Alfândega
A 27º edição do Rec-Beat acontece de 18 a 21 de fevereiro no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife. Com acesso gratuito, a programação conta com 20 atrações nacionais e internacionais.
- QUAL A DATA DO CARNAVAL 2023? Por que a data muda todos os anos; entenda a lógica da escolha para a data
- CARNAVAL RECIFE OLINDA 2023: LISTA COMPLETA DAS PRÉVIAS para o CARNAVAL DESTE ANO NO RECIFE E OLINDA
- BONNER e LO PRETE? Globo define quem vai narrar CARNAVAL DE SÃO PAULO EM 2023, após demissões de Chico Pinheiro, Carlos Tramontina e Michelle Barros
- CARNAVAL DO PARADOR 2023 anuncia atrações; saiba quem canta
O Rec-Beat é um espaço democrático para os foliões experimentarem uma pluralidade de sons e ritmos heterogêneos. Uma atitude pioneira que possibilita o encontro entre cenas musicais locais e o que está sendo produzido ao redor do globo.
Qual será a identidade visual?
Para simbolizar toda essa miscelânea cultural, a identidade visual desta edição é assinada pelos Irmãos Credo, artistas visuais de Trindade, interior de Goiás. Com um discurso que transita entre o sagrado e o profano, a dupla concebeu um “kalunga andrógino” para estampar o cartaz do festival.
“É um elemento característico de nossas artes. Ele está vestido com um paletó que, posicionado acima da cabeça, imita a forma de um caranguejo. Nesse paletó no sentido da visão, optamos por retratar elementos musicais sintetizados - como tarraxa, pandeiro, explosão de sons e cores – toda essa diversidade que representa o festival e também o nosso estilo”, explicam os Irmãos Credo, conhecidos pela caracterização de seres místicos, com um olhar afrofuturista, pintados em murais ao redor do país.
Teve edições on-line
Em 2021, o festival trocou as ruas pelo YouTube, onde realizou uma edição digital que se tornou referência entre os festivais brasileiros, na qual manteve sua essência com shows e performances filmados em cenários urbanos de Pernambuco e São Paulo.
A programação contou com homenagens ao poeta Miró da Muribeca e a presença de artistas como Mateus Aleluia, MC Troia, Getúlio Abelha, O Terno, Luiza Lian, Spokfrevo Orquestra, Ilú Obá de Min e Céu.
A primeira filial do festival em Salvador
Já em janeiro deste ano, o Rec-Beat realizou sua primeira edição em Salvador, e as pessoas contemplaram um line-up que propôs um encontro histórico entre a produção musical baiana e pernambucana. A festa contou com atrações como Johnny Hooker, Josyara, Freshprincedabahia, Melly, Nêssa, Martins, Marley no Beat, Joyce Alane e DJ 440.
O festival
Com 28 anos de existência, o Rec-Beat está entre os mais importantes e tradicionais festivais de música do País. Sediado no Recife, onde já promoveu, ao longo de sua trajetória, mais de 600 shows para 3 milhões de pessoas, o evento vem abrindo braços, se expandindo e levando sua experiência sonora para outras cidades. O Festival Rec-Beat é uma realização da Leão Produções e Rec-Beat Produções