CARNAVAL 2023: ANVISA proíbe venda de pomadas modeladoras para cabelo após denúncias de cegueira; entenda os casos
Há meses, vários relatos de pessoas que sofreram com problemas nos olhos após o uso dos produtos
Com informações do Viver Bem, do UOL
Nesta sexta-feira (10), a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu em todo território brasileiro a venda de pomadas modeladoras para o cabelo.
O anúncio aconteceu após diversas denúncias e casos se cegueira, e outros problemas oftalmológicos. Nenhum lote dos produtos deve ser comercializado, tampouco usado por profissionais de beleza.
O Rio de Janeiro foi a primeira cidade a proibir o uso dos produtos, já que os casos de cegueira temporária cresceram nos últimos dias.
Apesar disso, não há uma comprovação de que o uso influenciou diretamente na cegueira. A medida de suspender é preventiva até que os casos sejam explicados.
A ANVISA publicou uma nota oficial os cuidados que os profissionais e consumidores devem ter com os produtos.
Consumidores: não use ou adquira pomadas modeladoras de cabelo. Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos. Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente com água em abundância.
Profissionais de beleza: Não utilizem esses produtos em nenhum cliente. O manuseio do produto também pode trazer risco aos aplicadores. Não existe determinação de recolhimento no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso.
PROBLEMAS COM POMADAS MODELADORAS
Segundo especialistas ouvidos pelo Viver Bem, do UOL, outros produtos também podem estar causando o problema de saúde. No geral, são pomadas para modelar o cabelo e muito utilizada para fazer tranças.
O médico explicou ainda que o contato do produto com os olhos é semelhante a uma queimadura por ácido.
O grande problema é que a chuva, suor ou qualquer contato com a água faz com que o produto derreta e acabe escorrendo para os olhos.
Oftalmologista fala sobre sintomas após pomada de cabelo atingir olhos