APURAÇÃO RJ

QUAL A ESCOLA DE SAMBA CAMPEÃ NO RIO DE JANEIRO? Relembre os enredos das Escolas no CARNAVAL 2023 e ACOMPANHE A APURAÇÃO AO VIVO

Após dois dias de desfiles, as Escolas se preparam para ouvir as notas dos jurados

Cadastrado por

Rayane Domingos

Publicado em 22/02/2023 às 14:40 | Atualizado em 22/02/2023 às 17:48
Escola de samba Vila Isabel no Carnaval 2023 - Ismar Ingber | Riotur

Nesta quarta-feira (22) acontece a apuração das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. As agremiações se apresentaram no último domingo e segunda de Carnaval.

Com enredos diversos, as 12 escolas passaram na Marquês de Sapucaí. Como sempre, há várias apostas das favoritas ao título de campeã.

Paraíso do Tuiuti, Imperatriz Leopoldinense, Mangueira, Beija-Flor, Vila Isabel e Viradouro foram as que mais encheram os olhos do público.

Em contrapartida, a Portela preocupa bastante os amantes da azul e branco. A escola sofreu com alguns problemas no carro e vários buracos se abriram durante o desfile.

Lembrando que duas escolas são rebaixadas para a Série Ouro no Carnaval 2024. A expectativa do público é saber como ficará a parte de baixo.

Leia Também

QUEM GANHOU A ESCOLA DE SAMBA NO RIO DE JANEIRO 2023?

A Imperatriz Leopoldinense foi a grande campeã do Carnaval no Rio de Janeiro. A escola do carnavalesco Leandro Vieira deu um show na Marquês de Sapucaí durante a segunda-feira (20).

Eles contaram a história de quando Lampião morreu e foi rejeitado no céu e no inferno. Após não saber para onde ir, o Rei do Cangaço resolve renascer no coração e na cultura nordestina.

A ideia do carnavalesco era retratar que Lampião está vivo na estética nordestina, esteve na sanfona de Luiz Gonzaga e nas obras de Mestre Vitalino.

A filha de Lampião e Maria Bonita, Expedita de 90 anos, marcou presença no desfile e apareceu no último carro para emocionar o público presente.

QUE HORAS COMEÇA A APURAÇÃO DOS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA?

A apuração das Escolas de Samba no Rio de Janeiro acontece nesta quarta-feira (22) a partir das 16h, horário de Brasília. A Globo irá fazer a transmissão ao vivo das notas.

Lembrando que este ano serão quatro notas por cada quesito e a menor é descartada. Confira como será a ordem de leitura.

  1. Harmonia
  2. Enredo
  3. Bateria
  4. Alegorias
  5. Fantasia
  6. Samba
  7. Comissão de Frente
  8. Casal Mestre-Sala e Porta-Bandeira
  9. Evolução (desempate)

RELEMBRE OS ENREDOS DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO

Enredo: "A emoção de um guerreiro, de um grande homem, dentro de uma grande escola". Vai prestar homenagem a Arlindo Cruz e o seu amor a comunidade.

Enredo: "Ô Zeca, o pagode onde é que é? Andei descalço, carroça e trem, procurando por Xerém, pra te ver, pra te abraçar, pra beber e batucar!". Homenagem a Zeca Pagodinho e a Xerém.

Enredo: "Terra de meu Céu, Estrelas de meu Chão". Vai propor uma viagem ao Alto do Moura, em Caruaru, e homenagear o Mestre Vitalino.

Enredo: "É Onda Que Vai… É Onda Que Vem… Serei a Baía de Todos Os Santos a Se Mirar No Samba da Minha Terra". Pretende trazer a história, musicalidade, beleza e cultura da Baía de Todos os Santos.

Enredo: "Delírios de um paraíso vermelho". Vai falar sobre a valorização da liberdade de expressão e mostrar como cada um pode construir o paraíso. Também vai homenagear Joãosinho Trinta.

Enredo: “As Áfricas que a Bahia canta". Trazendo a musicalidade como destaque, a Escola vai contar a história sobre o protagonismo feminino, racismo e como isso foi transformado em Carnaval.

Enredo: "O Mogangueiro da Cara Preta". Vai narrar a história de como o búfalo chegou a Ilha de Marajó, no Pará.

Enredo: “O azul que vem do infinito". Vai contar o centenário da escola passeando pela história e os principais personagens.

Enredo: “Nessa festa eu levo fé". Celebrar a origem das festas religiosas mais famosas do Brasil.

Enredo: “O aperreio do cabra que o Excomungado tratou com má-querença e o Santíssimo não deu guarida”. A Escola vai contar a história de quando Lampião morreu e foi para o inferno.

Enredo: “Brava Gente! O grito dos excluídos no bicentenário da Independência”. Ao contrário do que pensam, a Escola vai contar a história da Independência da Bahia, ao invés do Brasil.

Enredo: “Rosa Maria Egipcíaca”. Vai narrar a história de Rosa Courana, a primeira mulher negra a escrever um livro no Brasil.

Apuração das Escolas de Samba do Rio em TEMPO REAL

QUAL ESCOLA MERECE SER CAMPEÃ DO CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO?

Tags

Autor