Ainda precisa usar máscaras em avião? Anvisa retira obrigatoriedade do uso de máscara ao viajar pelo Brasil
(Anvisa) decidiu, nesta quarta-feira, 1º de março, suspender o uso obrigatório de máscara em aviões e aeroportos.
A Anvisa suspendeu, nesta quarta-feira, o uso obrigatório de máscara em aviões e aeroportos, em decisão unânime de toda a diretoria.
A novidade só ocorreu, segundo a determinação, diante da diminuição de casos de covid-19 no Brasil por conta do avanço da vacinação.
Uma outra regrinha, porém, o desembarque por filas e procedimentos de limpeza continuam para evitar aglomeração.
Relembre a obrigatoriedade de máscara nos aviões
A obrigatoriedade da máscaras em aeroportos e aeronaves foi suspensa em agosto do ano passado. Em novembro, por conta de aumento no número de casos de covid-19, puxados pela Ômicron, teve que ser reestabelecida.
"O número de novos casos também vem representando queda na Semana Epidemiológica com redução de quase 90% entre novembro e janeiro. O número de casos também é inferior em comparação ao registrado em novembro de 2022, quando o uso de máscaras voltou à obrigatoriedade em aeronaves e aeroportos, e o de óbitos é inferior ao registrado em agosto [data em que a Anvisa suspendeu a medida pela primeira vez]", disse o diretor da Anvisa Daniel Pereira, relator do caso na reunião.
A nova regra já está valendo?
A nova regra pelo fim da obrigatoriedade ainda não está valendo imediatamente. Precisa ser publicada em Diário Oficial, o que deve ocorrer nos próximos dias.
Estados Unidos e União Europeia não tinham a regra do uso obrigatório em aviões e aeroportos desde o ano passado.