MADURO NO BRASIL: O QUE MADURO ESTÁ FAZENDO NO BRASIL? Entenda encontro do presidente da Venezuela com LULA
Nicolas Maduro e Lula se encontraram nesta segunda-feira em compromissos oficiais
Presidente Venezuelano, Nicolas Maduro chegou ao Brasil às 21h24 de domingo (28/05). O presidente venezuelano subiu a rampa do prédio ao lado da esposa, Cilia Flores, ex-presidente da Assembleia Nacional, e foi recebido por Lula e pela primeira-dama, Janja.
É a primeira vez que Maduro vem ao Brasil desde julho de 2015, última vez foi no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Quem é Nicolás Maduro?
Nicolas Maduro é um político venezuelano que foi presidente da Venezuela de 2013 até o presente. Ele nasceu em 23 de novembro de 1962 em Caracas, capital do país.
Maduro pertence ao Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e sucedeu o presidente Hugo Chávez, após sua morte em março de 2013.
Antes de se tornar presidente, Maduro ocupou diversos cargos no governo venezuelano. Ele atuou como Ministro das Relações Exteriores de 2006 a 2013 e também foi vice-presidente da Venezuela de 2012 a 2013.
O QUE MADURO VEIO FAZER NO BRASIL?
Os líderes farão uma reunião bilateral privada, que, posteriormente, será ampliada para outros integrantes da comitiva e do governo.
PRONUNCIAMENTO DE LULA E MADURO
pós o encontro, ambos fizeram um pronunciamento oficial. Durante seu discurso, Maduro disse que enxerga os dois países próximos novamente.
Ele ressaltou ainda que os países voltaram a ter diálogos, o que não acontecia nos últimos anos, mesmo sendo vizinhos.
"Hoje começa uma nova época de relação entre os países, entre nossos povos. De cooperação e de trabalho conjunto; que abarque todas as áreas: a economia, comércio, educação, saúde, cultura, agricultura. Com relacionamentos horizontais entre os povos", disse Maduro.
LULA FALA SOBRE ENCONTRO:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como "momento histórico".
"É um prazer te receber aqui outra vez. É difícil conceber que tenham passado tantos anos sem que mantivessem diálogos com a autoridade de um país amazônico e vizinho, com quem compartilhamos uma extensa fronteira de 2.200 km", declarou Lula.