SUBMARINO DESAPARECIDO

SUBMARINO DESAPARECIDO: sons de 'batidas' foram detectados durante buscas por submarino desaparecido em expedição ao Titanic

Informações divulgadas na madrugada dessa quarta-feira (21) podem despertar uma nova reviravolta nas buscas

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 21/06/2023 às 8:00 | Atualizado em 21/06/2023 às 8:37
Notícia
X

A missão de identificação da localização do submarino Titan, que desapareceu durante uma expedição para o Titanic, e resgate dos passageiros a bordo é uma luta contra o tempo em que cada segundo perdido diminui a chance de que equipes de resgate encontrem o grupo ainda com vida. 

Isso porque, desde o seu desaparecimento, cálculos feitos pela Guarda Costeira dos Estados Unidos estimaram que o veículo contava com apenas cerca de 40 horas de suprimento de oxigênio. Ou seja, caso ainda estejam vivos, os tripulantes devem ter oxigênio até, aproximadamente, 6h da manhã de quinta-feira (22) no horário de Brasília.

No entanto, informações divulgadas na madrugada dessa quarta-feira (21) podem despertar uma nova reviravolta nas buscas. De acordo com autoridades responsáveis pelo caso, ruídos subaquáticos, semelhantes ao som de batidas, vindos da região onde as buscas estão sendo realizadas, teriam sido identificados por uma aeronave canadense que sobrevoava o local.

Segundo a Guarda Costeira norte-americana, ainda não foi possível identificar a data em que esses sons foram ouvidos e que equipes responsáveis já teriam enviado veículos remotamente operados para a região, porém ainda não obtiveram resultados positivos.

"Além disso, os dados da aeronave P-3 foram compartilhados com nossos especialistas da Marinha dos EUA para uma análise mais aprofundada, que será considerada em futuros planos de busca", afirmou a Guarda Costeira sobre os sons identificados pelo avião canadense.

Ainda na noite de terça-feira (20), a revista "Rolling Stone" afirmou que teve acesso a um memorando do governo dos EUA que confirma que os ruídos em questão são batidas.

Segundo a reportagem, os ruídos foram ouvidos a cada 30 minutos por equipes que procuravam a embarcação na área onde o desaparecimento teria acontecido.

Sons similares também foram ouvidos cerca de quatro horas depois, após dispositivos adicionais de sonar, usados para captar objetos no fundo do oceano, serem implantados pelas equipes de buscas, segundo o relatório.

“O Centro Conjunto de Coordenação de Resgate está trabalhando para encontrar um veículo subaquático operado remotamente por meio de organizações parceiras para possivelmente ajudar", diz o documento, segundo a revista.

Ainda de acordo com a Rolling Stone, um relatório divulgado anteriormente afirma que uma embarcação tripulada da Marinha só teria capacidade de descer até uma profundidade de 2 mil pés (609 metros). O que poderia ser um problema já que, caso o submarino Titan esteja em profundidade similar ao Titanic, a mais de 3.800 metros, seria preciso fazer uso de drone subaquático ou embarcação controlada remotamente para efetuar o resgate.

As informações do memorando vazado também foram confirmadas pela CNN Internacional. A emissora ainda destacou que uma aeronave canadense localizou um objeto retangular branco na água. No entanto, um navio foi direcionado para ajudar nas buscas na região onde os sons foram captados.

QUANTAS PESSOAS ESTÃO NO SUBMARINO DESAPARECIDO?

O submarino Titan, que desapareceu durante expedição turística para observar os restos do naufrágio do Titanic, tem capacidade para transportar cinco pessoas.

Na viagem, estão quatro passageiros e um piloto.

Os nomes confirmados são:

  • o diretor-executivo da OceanGate, Stockton Rush, piloto do submarino;
  • o empresário paquistanês Shahzada Dawood;
  • Suleman Dawood, que é filho de Shahzada;
  • o bilionário e explorador britânico Hamish Harding;
  • o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet, principal especialista no naufrágio do Titanic.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO SUBMARINO DESAPARECIDO

As buscas pelo submarino começaram na segunda-feira (18). De acordo com a Guarda Costeira dos EUA, a operação está sendo feita em conjunto com as Forças Aéreas dos Estados Unidos e do Canadá, mas, também nesta terça, a França anunciou que deve ajudar na operação.

>>> CASO DO SUBMARINO DESAPARECIDO: Revelada TEORIA TRÁGICA sobre SUBMARINO DESAPARECIDO

COMO É O SUBMARINO DESAPARECIDO?

O veículo é chamado de Titan e possui 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura, pesando mais de 10 toneladas.

 

SOPHIE RAMIS, MARIA-CECILIA REZENDE / AFP

Dados do submarino Titan, que desapareceu enquanto levava turistas até o Titanic - SOPHIE RAMIS, MARIA-CECILIA REZENDE / AFP

O material do submarino é feito de fibra de carbono e titânio. Um joystick que se parece muito com um controle de videogame é responsável por guiar o submersível, que se move a uma velocidade de 3 nós (5,5 km/h) e é impulsionado por quatro propulsores.

Diferente de um submarino de grande porte, o Titan não é autônomo e, por isso, precisou ser carregado na superfície do mar por 643 km até a região da descida.

Reprodução

Imagem do controle usado no submarino desaparecido feita pela reportagem da CBS - Reprodução

SUBMARINO DESAPARECIDO VALOR PAGO

A expedição é organizada pela empresa de turismo marítimo OceanGate Expeditions, que cobra US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) de cada passageiro.

Tags

Autor