SUBMARINO DESAPARECIDO em 2017 foi encontrado um ano depois; Relembre a triste história dos 44 tripulantes
Sumiço submarino Titan fez vários internautas lembrarem do submarino desaparecido em 2018
As notícias do Submarino Titan vêm comovendo várias pessoas ao redor do mundo. Tanto que vários internautas lembraram de outro sumiço de submarino: o ARA San Juan sumiu no extremo sul da Argentina e só foi encontrado um ano depois.
O sumiço foi detectado em 15 de novembro de 2017. A embarcação tinha 44 tripulantes e só foi achada um ano depois. As buscas foram intensas, mas foram interrompidas depois de duas semanas.
O submarino só foi achado em 2018, depois que o governo argentino contratou uma empresa norte-americana para rastrear a embarcação. Ela foi achada em 16 de novembro.
Onde o submarino Titan se perdeu?
A embarcação fazia expedição nos destroços do icônico Titanic, navio naufragado em 14 de abril de 1912, a 1448 quilômetros da costa de Cape Cod, Massachusetts, nos Estados Unidos, mas perdeu contato pouco tempo depois.
Ruídos são escutados e buscas se intensificam
As notícias mais recentes sobre o submarino dão conta que a equipe de resgate teria encontrado ruídos subaquáticos.Os tripulantes ainda teriam 24 horas de oxigênio. Isso faz com que as buscas fiquem dramáticas. A operação de busca é bem complexa já que ocorre em alta profundidade e o tempo é bastante curto.
Quanto custa viajar no submarino Titan?
O submarino pesa cerca de 10 toneladas, pode chegar a 4 mil metros de profundidade e tem até 96 horas de autonomia/oxigênio, segundo informações da fabricante, OceanGate.
Os ingressos custam cerca de € 250 mil (R$ 1,3 milhão) e cobrem uma viagem de oito dias.
Quem são os tripulantes do submarino Titan?
De acordo com a Guarda Costeira Americana, ao todo, cinco tripulantes estavam no submersível, dentre eles o empresário Hamish Harding, fundador do Action Group e presidente da Action Aviation, conhecido por seu perfil aventureiro, que lhe rende três recordes no Guinness Book.
Além dele, o empresário paquistanês, vice-presidente do Engro Corporation, Shahzada Dawood e o seu filho, Suleman Dawood, também estavam na embarcação.
O explorador francês Paul-Henry Nargeolet, de 73 anos, conhecido como "Mister Titanic", segundo sua família, também faz parte dos tripulantes.
O quinto membro da tripulação não foi confirmado, mas a BBC indica que o próprio CEO da Ocean Gate, Stockton Rush estaria a bordo.