SUBMARINO TITAN

SUBMARINO TITAN: Agência de ex-ministro de Bolsonaro vendia pacotes para submarino desaparecido

Sumbersível está desaparecido deste o último domingo (18)

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 21/06/2023 às 12:54 | Atualizado em 21/06/2023 às 13:42
X

As buscas pelo Submarino Titan estão comovendo várias pessoas ao redor do mundo. O submarino sumiu no último domingo (18) após iniciar uma expedição para os destroços do Titanic. O detalhe é que viagens para essa mesma embarcação eram vendidas pela agência do ex-ministro, e hoje senador, Marcos Pontes (PL). Ele foi ministro da Ciência e Tecnologia durante o governo Jair Bolsonaro (PL).

A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles e depois repercutida em vários sites do País, como O Globo. Segundo essas publicações, a agência vendia pacotes para o passeio submarino pelos destroços do Titanic.

“Esta é uma das mais incríveis aventuras que oferecemos: ver de perto o navio mais conhecido do mundo, o Titanic! Isso só é possível graças a um veículo especial usado para fins científicos e capaz de atingir grandes profundidades”, anunciava o site da agência de Marcos Pontes. O preço não era divulgado.

Em resposta ao Metrópoles, a assessoria do hoje senado Marcos Pontes informou que a agência vende pacotes de turismo de aventura e que preza pela segurança dos clientes. Disse ainda que nenhum passageiro que está atualmente no submarino comprou bilhetes pela empresa.

Onde o submarino Titan se perdeu?

A embarcação fazia expedição nos destroços do icônico Titanic, navio naufragado em 14 de abril de 1912, a 1448 quilômetros da costa de Cape Cod, Massachusetts, nos Estados Unidos, mas perdeu contato pouco tempo depois.

Ruídos são escutados e buscas se intensificam

As notícias mais recentes sobre o submarino dão conta que a equipe de resgate teria encontrado ruídos subaquáticos. Os tripulantes ainda teriam 24 horas de oxigênio. Isso faz com que as buscas fiquem dramáticas. A operação de busca é bem complexa já que ocorre em alta profundidade e o tempo é bastante curto.

Confira abaixo a foto inédita das buscas pelo Titan

Hoje, 21 de junho, a Guarda Costeira dos Estados Unidos divulgou fotos inéditas das buscas.

A foto mostra o navio "Deep Energy" participando das buscas de maneira intensa.

De acordo com a própria Guarda Costeira, três embarcações chegaram ao local na manhã desta quarta-feira, uma delas, o "The John Cabot", que tem recursos de sonar e está conduzindo padrões de busca ao lado do "Skandi Vinland" e do "Atlantic Merlin".

Handout / US Coast Guard / AFP

Buscas pelo submarino seguem a todo vapor - Handout / US Coast Guard / AFP

Quanto custa viajar no submarino Titan?

O submarino pesa cerca de 10 toneladas, pode chegar a 4 mil metros de profundidade e tem até 96 horas de autonomia/oxigênio, segundo informações da fabricante, OceanGate.

Os ingressos custam cerca de € 250 mil (R$ 1,3 milhão) e cobrem uma viagem de oito dias.

Quem são os tripulantes do submarino Titan?

De acordo com a Guarda Costeira Americana, ao todo, cinco tripulantes estavam no submersível, dentre eles o empresário Hamish Harding, fundador do Action Group e presidente da Action Aviation, conhecido por seu perfil aventureiro, que lhe rende três recordes no Guinness Book.

Além dele, o empresário paquistanês, vice-presidente do Engro Corporation, Shahzada Dawood e o seu filho, Suleman Dawood, também estavam na embarcação.

O explorador francês Paul-Henry Nargeolet, de 73 anos, conhecido como "Mister Titanic", segundo sua família, também faz parte dos tripulantes.

O quinto membro da tripulação não foi confirmado, mas a BBC indica que o próprio CEO da Ocean Gate, Stockton Rush estaria a bordo.

Tags

Autor