O QUE É IMPLOSÃO? Entenda CAUSA DA MORTE DOS PASSAGEIROS DO SUBMARINO TITAN
Sumbersível está desaparecido desde o domingo (18)
Todos que estavam no Submarino Titan morreram. Esse foi o veredicto da Guarda Costeira dos Estados Unidos. As autoridades deram coletiva nesta quinta-feira (22) e confirmaram a morte de todos os cinco passageiros.
O Titan sumiu no último domingo (18) após iniciar expedição pelos destroços do Titanic. A embarcação perdeu contato com a superfície e não respondeu mais.
Segundo a Guarda Costeira, os destroços estavam a 500 metros do Titanic. A causa do acidente possivelmente foi uma catastrófica implosão (explicação abaixo).
O que é IMPLOSÃO?
A especulação da Guarda Costeira é que um eventual dano no casco do submarino teria afetado a pressão interna da embarcação, a cerca de 4 mil metros de profundidade, causando uma implosão, que ocorre quando o objeto colapsa sobre si mesmo.
Diferentemente da explosão, em que uma pressão interna acumulada "vaza" para o exterior, a implosão se dá por uma pressão externa que invade um corpo, de pressão diferente, e causa o seu colapso.
É isso o que acontece quando um submarino passa tanto tempo submerso, ou tem problemas em seu casco ou sistemas de pressurização, não mais sendo capaz de conter a pressão externa, que colapsa a embarcação, que é "esmagada".
Neste cenário, infelizmente, todos os passageiros do Submarino Titan teriam vindo a óbito.
SAIBA QUEM SÃO OS PASSAGEIROS DO SUBMARINO DESAPARECIDO EM MISSÃO AO TITANIC
De acordo com a Guarda Costeira Americana, ao todo, cinco tripulantes estavam no submersível, dentre eles o empresário Hamish Harding, fundador do Action Group e presidente da Action Aviation, conhecido por seu perfil aventureiro, que lhe rende três recordes no Guinness Book.
Além dele, o empresário paquistanês, vice-presidente do Engro Corporation, Shahzada Dawood e o seu filho, Suleman Dawood, também estavam na embarcação.
O explorador francês Paul-Henry Nargeolet, de 73 anos, conhecido como "Mister Titanic", segundo sua família, também faz parte dos tripulantes.