SUBMARINO IMPLODIU: Desespero das VÍTIMAS podem ter acelerado IMPLOSÃO CATASTRÓFICA DE SUBMARINO perto dos destroços do Titanic
Guarda Costeira Americana confirma morte dos cinco tripulantes
Destroços do pequeno submarino Titan, que desapareceu neste último domingo (18), foram encontrados nesta quinta (22), pela Guarda Costeira Americana. Segundo informações do BBC, o especialista em mergulho David Mearns, amigo de dois dos tripulantes, informou que uma estrutura de pouso e uma tampa foram encontrados, confirmando a implosão da embarcação.
A embarcação que levava cinco pessoas até o fundo do Oceano Atlântico para uma expedição no Titanic, teve sua comunicação interrompida, e desde então, não se sabe mais notícias, iniciando uma busca incessante pelos passageiros do submarino.
Segundo o co-fundador da empresa OceanGate, dona do submarino desaparecido, Stockton Rush:"Um erro nessa profundidade pode causar uma implosão instantânea".
Qual foi a reação dos tripulantes com a implosão?
Segundo o cientista marinho e oceanógrafo David Mearns, os homens não souberam o que estava acontecendo.
"Um campo de detritos implica que há uma ruptura do submersível e nessa profundidade, porque sabemos que eles perderam as comunicações a cerca de 3.300m, uma implosão. A única coisa que salvado é que aconteceu em milissegundos, seria de imediato e os homens não saberiam o que estava acontecendo". complementou.
Batidas de socorro das vítimas pode ter acelerado implosão
A pedido do jornal O GLOBO, o oceanógrafo David Zee, as próprias batidas de socorro no interior da embarcação podem ter provocado a implosão.
"Qualquer rachadura aumenta os riscos de uma implosão naquela profundidade. Os tripulantes poderiam estar lá no fundo tentando se comunicar batendo, o que explicaria as equipes terem escutado algo durante as buscas, mas num momento de desespero isso também pode ter danificado o casco e implodido tudo", contou.
Veja também: COMO FOI O NAUFRÁGIO DO TITANIC? Relembre!
Quem são os tripulantes do submarino Titan?
De acordo com a Guarda Costeira Americana, ao todo, cinco tripulantes estavam no submersível, dentre eles o empresário Hamish Harding, fundador do Action Group e presidente da Action Aviation, conhecido por seu perfil aventureiro, que lhe rende três recordes no Guinness Book
Além dele, o empresário paquistanês, vice-presidente do Engro Corporation, Shahzada Dawood e o seu filho, Suleman Dawood, também estavam na embarcação.
O explorador francês Paul-Henry Nargeolet, de 73 anos, conhecido como "Mister Titanic", segundo sua família, também faz parte dos tripulantes.
O quinto membro da tripulação não foi confirmado, mas a BBC indica que o próprio CEO da Ocean Gate, Stockton Rush estaria a bordo.