SUBMARINO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO SUBMARINO: previsão do CEO da OCEANGATE assustou passageiro do TITAN

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO SUBMARINO TITAN

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernanda Cysneiros

Publicado em 07/07/2023 às 9:26
X

Da OceanGate, o submarino Titan teve um trágico fim após desaparecer nas profundezas do Oceano Atlântico Norte, em busca do local de naufrágio do navio Titanic, no dia 18 de junho de 2023.

Tudo começou quando o submersível perdeu o contato com o navio de apoio, o Polar Prince, a mais de 3,8 km de profundidade. Posteriormente, teorias confirmaram que, o submarino Titan implodiumatou instantaneamente os cinco tripulantes a bordo.

Em 22 de junho, as partes recuperáveis do submarino Titan foram encontradas a cerca de 500 metros da proa do Titanic.

O cinegrafista do documentário Expedition Unknown, Brian Weed, revelou que Stockton Rush - o CEO da OceanGate e uma das vítimas fatais da viagem - foi "arrogante" em relação à segurança básica dos passageiros.

Segundo Weed, Rush disse coisas "muito estranhas" e previu um futuro mórbido caso eles se perdessem pelas águas frias do Oceano Atlântico dentro do Titan.

"VOCÊ ESTARÁ MORTO DE QUALQUER MANEIRA"

Nas gravações do "Expedition Unknown", para o Discovery Channel, em 2021, Weed questionou Rush sobre o que aconteceria caso o submarino se perdesse nas profundezas.

"Bem, você está morto de qualquer maneira", disse o CEO.

Weed considerou esta fala de Rush "uma atitude niilista em relação à vida ou à morte no meio do oceano", disse. O cinegrafista não considerava a embarcação segura.

Em seguida, Weed desistiu do documentário por questões de segurança, e a produção de 'Expedition Unknown' também foi cancelada.

>>> "NÃO VAMOS CONSEGUIR", diz tripulante do TITAN

"FILME DE TERROR"

Recentes cálculos feitos pelo engenheiro e especialista em submarinos José Luis Martín para o Jornal NIUS revelaram que o Titan enfrentou momentos de terror, que duraram entre 48 71 segundos, desde a perda de estabilidade até a implosão.

Segundo Martín, o submersível teria entrado em queda livre, e os passageiros “caíram e se amontoaram uns sobre os outros”.

Ainda de acordo com o engenheiro, o submarino Titan desceu por 900 metros em posição vertical "como se fosse uma pedra e sem nenhum controle". "Tinha que ser como um filme de terror", conta Martín.

Recentemente, a OceanGate publicou no site oficial que "todas as explorações e operações comerciais estão suspensas".

>>> IMPLOSÃO DO SUBMARINO foi OUVIDA

"SABIAM QUE SEU FIM SE APROXIMAVA"

"Estavam caindo descontroladamente e sabiam que seu fim se aproximava. Foi sem dúvida o pior, porque depois tudo aconteceu muito rapidamente. Foi uma contração instantânea. A implosão foi como se um balão fosse perfurado. A morte súbita foi imediata", finaliza Martín

Somado a isso, o ex-assessor e conselheiro da OceanGate, Rob McCallum, afirmou que os tripulantes souberam que havia algo errado antes da implosão.

McCallum disse ter recebido relatórios iniciais sobre o Titan. Os dados mostram que o submarino "perdeu peso" para tentar abortar o mergulho e chegar à superficie. 

>>> "NÃO VAMOS CONSEGUIR", diz tripulante do TITAN

"Ele derrubou os pesos. Então, perdeu as comunicações e o rastreamento, e uma implosão foi ouvida", contou o conselheiro.

SUBMARINO TITAN: VEJA COMO FORAM OS ÚLTIMOS SEGUNDOS DOS PASSAGEIROS

Para entender como ocorreu a implosão, Martín levou em consideração o peso do submersível, o empuxo, a massa, a aceleração, a velocidade de queda de um corpo livre e o coeficiente de atrito que a água exerce contra um corpo em queda.

"Às 09h45 houve, inevitavelmente, uma falha elétrica que deixou o submersível sem propulsão. E quando faltou essa propulsão, o peso dos passageiros e do piloto (cerca de 400 quilos) desequilibrou a estabilidade longitudinal”, explica José.

O especialista conta que o Titan implodiu entre 2.500 e 2.700 metros

“O Titã muda de posição e cai como uma flecha na vertical, porque os 400 quilos de passageiros que estavam na vigia desequilibram o submarino", diz.

Somado a isso, o Titan, ao cair nas profundezas em posição vertical, "o casco foi submetido a um súbito aumento de pressão e então houve uma forte compressão".

.

"Entre 48 e 71 segundos em que caíram descontroladamente até o momento da implosão. Esse momento deve ter sido extremamente difícil para todos, porque estavam caindo descontroladamente e sabiam que seu fim se aproximava. A implosão foi como se um balão fosse perfurado. A morte súbita foi imediata", finaliza

Os cálculos podem ser consultados aqui.

COMO FUNCIONAVA O SUBMARINO TITAN?

Com três telas, um botão e um banheiro improvisado, o submarino Titan possuía uma única vista direta para o oceano. 

Vale ressaltar que o submarino Titan não funcionava de maneira autônoma e necessitava, portanto, do controle de uma plataforma de apoio. Por conta disso, trata-se de um submersível e não submarino.

De acordo com as autoridades, os destroços foram encontrados perto de onde estão os restos do Titanic, por uma das sondas que fazem as buscas. 

"A aeronave canadense P-3 detectou ruídos subaquáticos na área de busca. Como resultado, as operações foram realocadas na tentativa de explorar a origem dos ruídos. Essas buscas ROV produziram resultados negativos, mas continuam", informou a Guarda Costeira

>>> COMO FOI O NAUFRÁGIO DO TITANIC? Relembre!

QUEM ERAM OS PASSAGEIROS DO SUBMARINO TITAN?

Veja quem estava a bordo:

  • Hamish Harding, bilionário empresário e explorador britânico;
  • Shahzada Dawood, empresário paquistanês;
  • Suleman Dawood, filho do empresário paquistanês;
  • Paul-Henry Nargeolet, o maior especialista do naufrágio do Titanic;
  • Stockton Rush, diretor-executivo da OceanGate.

Tags

Autor