ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO SUBMARINO TITAN: 12 avisos foram ignorados pelo CEO da OCEANGATE antes de IMPLOSÃO
O submarino Titan implodiu enquanto viajava rumo aos destroços do Titanic
A busca pelo submarino Titan chamou a atenção de todo o mundo em junho. A embarcação viajava com cinco tripulantes a caminho dos destroços do navio Titanic.
Quatro dias após o desaparecimento, os destroços da embarcação foram encontrados pela Guarda Costeira dos EUA. Segundo o porta-voz da corporação, John Mauger, os escombros encontrados no fundo do oceano eram "consistentes com a implosão do submarino" desaparecido.
E, de acordo com a CNN Brasil, Stockton Rush, CEO da OceanGate, teria ignorado uma 12 avisos sobre as garantias de segurança da expedição do submersível Titan, que teve um fim trágico
O QUE É IMPLOSÃO?
Avisos ignorados pelo CEO da OceanGate
Carta de aviso
A Sociedade de Tecnologia Marinha escreveu uma carta assinada por mais de 30 especialistas falando de sua “preocupação com o desenvolvimento do Titan e as expedições planejadas” pelo CEO da OceanGate.
“Todo um setor em risco”
Rob McCallum, um ex-consultor, expressou preocupação em relação aos perigos que Rush estava submetendo a si mesmo e aos seus clientes ao buscar lançar um submarino no mar sem os testes, classificações e comprovações necessárias.
Em um e-mail, McCallum disse: “Acho que você está potencialmente colocando a si mesmo e a seus clientes em uma dinâmica perigosa. Em sua corrida para [o] Titanic, você está espelhando aquele famoso grito de guerra: ‘Ela é inafundável’.”
“Imploro que tomem todo o cuidado em seus testes e testes no mar e sejam muito, muito conservadores”, acrescentou. “Por mais que eu aprecie o empreendedorismo e a inovação, você está potencialmente colocando todo um setor em risco”.
Funcionários que denunciaram foram demitidos
Anos atrás, dois ex-funcionários da OceanGate Expeditions compartilharam preocupações de segurança similares em relação à espessura do casco do submersível Titan durante o período em que estavam empregados na empresa.
Uma declaração de um laboratório de pesquisa parece mostrar informações conflitantes sobre a engenharia e os testes que foram usados no desenvolvimento da embarcação.
Rush quebrando de regras
Rush priorizou seu sonho de exploração em alto mar a ponto de não se importar tanto com regulamentações. “Em algum momento, a segurança é puro desperdício”, disse Stockton ao jornalista David Pogue em uma entrevista em 2022.
Durante um tour pelo Titan com o ator mexicano Alan Estrada, Stockton orgulhosamente mencionou ter "desafiado algumas regras" ao longo de sua carreira. Ele acrescentou: "Acredito que foi o general MacArthur quem disse que somos lembrados pelas regras que quebramos. E eu quebrei algumas regras para alcançar isso, mas sempre com base na lógica e na engenharia sólida."
Ignorou sons preocupantes
Em uma entrevista ao New York Times, Karl Stanley, especialista em submersíveis, revelou que durante uma expedição a bordo do submarino Titan na costa das Bahamas em abril de 2019, ele percebeu algo errado ao ouvir ruídos de estalos que foram se intensificando ao longo das duas horas de mergulho. No dia seguinte, Stanley enviou um e-mail a Rush, solicitando que ele reconsiderasse as expedições planejadas para o Titanic naquele ano.
Para ele, o barulho apontava “uma área do casco que estava quebrando”. “Quase todos os submarinos de mergulho profundo fazem barulho em algum momento”, teria dito Rush, conforme mostrado em um episódio do The Travel Show da BBC.
Controles de videogames
Ao chegar na oficina de trabalho da OceanGate, o ex-consultor Rob McCallum ficou insatisfeito com o que viu. Em uma entrevista ao The New Yorker, ele compartilhou: "Todos estavam bebendo Kool-Aid e se gabando de como eram legais com um PlayStation da Sony".
McCallum acrescentou: "Todos os submarinos do mundo têm controles com fio por um motivo: se a conexão cair, você está em apuros". Naquela época, o Cyclops I, o primeiro submersível da OceanGate, estava operando apenas com Bluetooth.
Sistemas elétricos projetados por estagiários
De acordo com um relatório da revista New Yorker, Rush recrutou estudantes da Universidade Estadual de Washington (Washington State University - WSU) para trabalhar nos sistemas elétricos críticos do submersível.
Em fevereiro de 2018, um ex-estagiário declarou ao jornal da universidade: "Todo o sistema elétrico - esse foi o nosso projeto, nós o implementamos e funciona". Ele continuou dizendo: "Estamos prestes a fazer história e todos os nossos sistemas serão usados no Titanic. É uma sensação incrível".
Componentes eletrônicos comprometidos por raios
Em uma entrevista publicada em 2020, Rush admitiu que o Titan foi atingido por raios durante testes em alto mar em 2018, próximo a Marsh Harbour, nas Bahamas. Ele esclareceu que não se tratou de ataques diretos, porém a OceanGate identificou danos nos componentes eletrônicos do submersível. “Na chegada, os componentes eletrônicos do submarino sofreram danos causados por raios que afetaram mais de 70% de seus sistemas internos”, disse a empresa em um post posterior no Instagram
Janela do submarino poderia não suportar pressão do Oceano Atlântico
David Lochridge, um ex-funcionário, também levantou preocupações sobre a capacidade da janela do Titan de suportar a quantidade de pressão. O jornal Daily Mail teve acesso aos registros legais do processo movido por ele contra a empresa.
Lochridge alegou que a embarcação foi projetada para suportar uma pressão certificada equivalente a 1.300 metros de profundidade, enquanto a OceanGate planejava levar passageiros a uma profundidade de 4.000 metros.
Missão suicida, afirmou ex-passageiro
Arthur Loibl, o aventureiro alemão que já havia explorado os destroços do Titanic usando o mesmo submersível, compartilhou informações sobre os problemas enfrentados durante a missão e mencionou sua sorte em ter sobrevivido.
Loibl desceu mais de 12.000 metros até o famoso naufrágio em agosto de 2021, juntamente com Nargeolet e Rush. O empresário exclamou: "Naquela época, era uma missão suicida". Ele explicou que o primeiro submarino não funcionou e teve que ser abandonado a uma profundidade de 1.600 metros.
Submersível ficou perdido por 2 horas
Quando Rush convidou o repórter da CBS, David Pogue, para embarcar no Titan, o submersível acabou se perdendo por aproximadamente duas horas e meia. Os submarinos são guiados por meio de mensagens de texto enviadas do navio principal, uma vez que não há sinal de GPS debaixo d'água nem qualquer outra forma de navegação para a tripulação.
Minutos após a submersão, a embarcação perdeu contato com o navio principal, levando a tripulação a ficar à deriva por duas horas e meia. Eles foram então obrigados a pilotar o submersível utilizando um controle de videogame
Girando em círculos
Durante uma expedição anterior, o submarino Titan perdeu o controle e começou a girar em círculos, resultando em pânico e deixando os passageiros presos por várias horas. Essa situação foi documentada em um programa da BBC em 2022, de acordo com informações divulgadas pelo portal The Mirror.
"Há algo errado com meus propulsores. Estou tentando impulsionar, mas nada está acontecendo", diz Griffith nas filmagens. De acordo com o The Mirror, os propulsores foram instalados incorretamente, resultando em um propulsor empurrando o submersível para um lado e o outro propulsor para o outro lado, fazendo com que a embarcação girasse em círculos.