SUBMARINO

SUBMARINO IMPLOSÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CEO da OceanGate fez 'ratoeira para bilionários', revela operador de submarino

Operador de submarino revelou que o homem criou uma 'ratoeira' para os bilionários

Imagem do autor
Cadastrado por

Suzyanne Freitas

Publicado em 21/07/2023 às 9:27
X

O caso do submarino implodido da OceanGate ainda repercute entre milhares de pessoas. De acordo com informações do portal do UOL, um operador de submarino e amigo próximo de Stockton Rush, CEO da OceanGate, responsável pelo submersível Titan, revelou que o homem criou uma "ratoeira para bilionários".

O operador, Karl Stanley, que foi um dos primeiros a embarcar no Titan, disse que Rush "definitivamente sabia que iria terminar assim" após ouvir ruídos durante um mergulho.

A fala foi concedida ao "60 Minutes Austrália", de acordo com o tabloide britânico Daily Mail.

Karl disse também que seu amigo, um dos cinco mortos na tragédia, estava disposto a arriscar a própria vida e dos outros para "entrar para a história".

RUÍDOS ALTOS

Stanley afirmou que ouviu "ruídos altos como tiros aterrorizantes" a cada três ou quatro minutos ao descer a profundidades cada vez maiores no Titan, em uma viagem teste com o amigo nas Bahamas em 2019.

"É um som e tanto de se ouvir quando você está tão fundo no oceano em uma embarcação que só esteve tão fundo uma vez antes", esclareceu.

Ele acredita que os sons eram causados pela pressão da água sobre o casco do Titan, construído em fibra de carbono em vez de titânio, como em outros modelos de submersíveis.

AMIGO DE RUSH CHEGOU A ALERTAR SOBRE ÁREA DO CASCO

O operador e especialista em submersíveis alega ter alertado Rush sobre achar que uma área do casco estava comprometida, e compartilhou e-mails que enviou ao amigo alertando-o sobre a situação, incluindo uma ilustração com o submersível naufragado no fundo do oceano.

Os alertas (feitos também por outras pessoas), porém, não teriam sido suficientes para fazer o empresário desistir do projeto.

O amigo do empresário afirmou oscilar entre dor e raiva ao pensar no episódio porque a tragédia seria evitável, na sua opinião.

O homem disse "não ter dúvidas" que a implosão do submersível foi ocasionada pelo tubo de fibra de carbono na área que havia alertado o empresário anteriormente.

SUBMARINO TITAN

No último dia 22 de junho, outro submarino OceanGate, o Titan, implodiu em uma viagem, o que resultou na morte dos cinco passageiros — entre eles, o fundador e CEO da empresa OceanGate, Stockton Rush.

A tragédia poderia ter ocorrido antes, porque em uma outra viagem o submersível já havia apresentado problemas na estrutura.

SUBMARINO IMPLODIDO: QUEM ESTAVA NO SUBMARINO QUE IMPLODIU?

Estavam presentes na viagem do submersível:

  • O mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, especialista nos destroços do Titanic;
  • Hamish Harding, empresário brasileiro;
  • Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions;
  • Shahzada Dawood, empresário paquistanês vice-presidente do conglomerado Engro e seu filho Suleman Dawood.

Tags

Autor