EVENTO

Farol Santander apresenta exposição com obras de Frans Post em parceria com Instituto Ricardo Brennand

A exposição vai mostrar a maior coleção do mundo de Frans Post, que pertence ao Instituto Ricardo Brennand.

Imagem do autor
Cadastrado por

Rayane Domingos

Publicado em 21/07/2023 às 13:21
Notícia
X

Acontece nesta sexta-feira (21) a inauguração da exposição inédita, 'Frans Post: o primeiro olhar - Uma imersão na paisagem do Brasil Holandês', no Farol Santander São Paulo.

A exposição é feita em parceria com o Instituto Ricardo Brennand e tem curadoria de Hugo Coelho Vieira, Nara Neves Pires Galvão e Leonardo Dantas Silva.

De forma imersiva, os visitantes vão conhecer a maior coleção do mundo de Frans Post, que pertence ao Instituto.

"Esta mostra se apresenta de uma forma criativa e dinâmica para levar ao visitante a maior coleção de pinturas de Frans Post, que pertence ao Instituto Ricardo Brennand e que agora, por meio da tecnologia, podem ser itinerantes, preservando a coleção original. O Farol Santander São Paulo foi muito bem escolhido como o primeiro espaço para inaugurar essa experiência imersiva", analisa a equipe curatorial.

Além da coleção, será exibidos vídeos com depoimentos sobre as obras para enriquecer ainda mais a experiência.

Veja algumas obras que serão expostas

Livro BARLEUS (1647): exemplar da primeira edição de 1647, com o frontispício decorado e o retrato de João Maurício de Nassau. O livro contém 56 mapas e gravuras, a maioria destes de autoria de Frans Post. As 17 principais gravuras feitas por Frans Post demonstrando o local por onde os holandeses dominaram serão expostas em backlights e no livro virtual.

Tela Fort Frederik Hendrik (1640): revela um panorama da ilha de Antônio Vaz, trazendo ao fundo o Fort Frederik Hendrik, conhecido como Forte das Cinco Pontas, onde se instala nos dias de hoje o Museu da Cidade do Recife. Primeira imagem pintada do Recife mostrando a ligação íntima do quadro com a cidade.

Gravura MAURITIOPOLIS (1645): Gravura dupla, tomada dos arrecifes, retratando a povoação do porto do Recife e a Cidade Maurícia (Mauritsstadt), Pernambuco.

Leo Carvalho
Farol Santander São Paulo apresenta exposição sobre Frans Post - Leo Carvalho
Leo Carvalho
Farol Santander São Paulo apresenta exposição sobre Frans Post - Leo Carvalho
Zeutschel Omniscan 11
Farol Santander São Paulo apresenta exposição sobre Frans Post - Zeutschel Omniscan 11
Mini
Farol Santander São Paulo apresenta exposição sobre Frans Post - Mini

Informações sobre o evento

A exposição Frans Post: o primeiro olhar - Uma imersão na paisagem do Brasil holandês vai acontecer Farol Santander, que está localizada na Rua João Brícola, 24 – Centro.

Ela ficará no centro cultural do dia 21 de julho a 24 de setembro, de terça a domingo das 9h às 20h. Os ingressos custam R$ 35, com direito a meia-entrada.

Clientes Santander tem 10% de desconto. Para comprar, basta acessar o site ou na bilheteria do local.

Tags

Autor