CASO ISABELLA NARDONI

CASO ISABELLA NARDONI: Assassinato de ISABELLA NARDONI ganha documentário. Relembre o caso

Documentário sobre o assassinato de Isabella Nardoni chega à Netflix em agosto

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 06/08/2023 às 16:21 | Atualizado em 06/08/2023 às 16:26
Notícia
X

Quinze anos após o crime que chocou o Brasil, chega à Netflix o documentário sobre a morte de Isabella Nardoni. "Isabella: o Caso Nardoni" estreia em 17 de agosto.

O documentário foi criado pela Kromaki em parceria com a Netflix, contando com a produção executiva de Rodrigo Letier, Manfredo Barretto, Roberta Oliveira e Anna Julia Werneck. O roteiro foi desenvolvido por Claudio Manoel, Micael Langer e Felipe Flexa.

Os consultores responsáveis pelo documentário são o jornalista Rogério Pagnan, conhecido por seu livro "O pior dos crimes - A história do assassinato de Isabella Nardoni", e a criminóloga Ilana Casoy, autora dos livros "A prova é a testemunha" e "Casos de família - Arquivos Richthofen e Arquivos Nardoni".

De acordo com a plataforma de streaming, o documentário apresenta em detalhes o trabalho minucioso da perícia, mostrando quais provas comprovaram a culpa do casal e o que levou ao descarte de outras hipóteses.

A equipe responsável pelo documentário analisou mais de 6 mil páginas de processo, gravou 118 horas de entrevistas e reuniu mais de 5 mil itens do arquivo fotográfico da mídia e do acervo da família. O filme revela o rigoroso processo de investigação que culminou no esclarecimento do caso.

O documentário conta com entrevistas inéditas da mãe e dos avós de Isabella, além de jornalistas, peritos e advogados de defesa que estiveram envolvidos no caso e em sua ampla projeção nacional.

Trailer de 'Isabella: o Caso Nardoni'



Caso Isabella Nardoni

Isabella de Oliveira Nardoni, de 5 anos, foi jogada da janela do apartamento do 6º andar de um prédio onde seu pai, Alexandre Nardoni, morava com a esposa, Anna Carolina Jatobá, e dois filhos do casal. O crime ocorreu na noite de 29 de março de 2008, na cidade de São Paulo.

Foto: Reprodução
O caso rendeu bastante repercussão no país e teve como condenados o pai da garota, Alexandre Nardoni, e a madrasta, Anna Carolina Jatobá - Foto: Reprodução

Na época, a morte da menina virou manchete dos noticiários e foi se tornando mais alarmante à medida que surgiam novas evidências contra o casal Nardoni.

Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá foram considerados culpados por um júri popular, em 2010, por homicídio triplamente qualificado e fraude processual (por alterar a cena do crime).

Depoimentos

Inicialmente, o casal alegou que o crime teria sido cometido por uma terceira pessoa que invadiu o apartamento. Eles afirmaram que Isabella teria sido jogada por um dos assaltantes.

Foto: Arquivo/Agência Brasil
Ele cumpre pena pelo assassinato da própria filha Isabella Nardoni, em 2008 - Foto: Arquivo/Agência Brasil

Na versão de Nardoni, ele alegou que colocou Isabella para dormir na cama e retornou à garagem do prédio para auxiliar a esposa a subir com as outras duas crianças, de 11 meses e 3 anos. Ao voltar para o apartamento, alegou ter encontrado a tela cortada e Isabella caída no gramado.

No entanto, dados preliminares coletados pela perícia não corroboraram com a versão do pai e da madrasta. Diante disso, em 2 de abril de 2008, a polícia solicitou a prisão temporária do casal.

Julgamento

Em março de 2010, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá foram julgados em um processo que durou cinco dias, dois anos após o assassinato de Isabella. Ambos foram considerados culpados por homicídio triplamente qualificado e fraude processual. Alexandre recebeu uma sentença de 31 anos e 10 dias de prisão, enquanto Anna Jatobá foi condenada a 26 anos e 8 meses.

Foto: Reprodução
O pedido foi protocolado na última sexta-feira (2) pelo advogado do casal, Roberto Podval, mas ainda não tem prazo de julgamento - Foto: Reprodução

Em 2019, Alexandre Nardoni obteve progressão para o regime semiaberto e cumpre sua pena na Ala de Progressão da Penitenciária 2 de Tremembé, no Vale do Paraíba.

Anna Carolina Jatobá conquistou a progressão ao regime semiaberto em 2017. Em 2020, ela obteve progressão para o regime aberto e saiu da prisão em junho. O pedido para a progressão de pena de Anna Jatobá estava em análise pela Justiça de São Paulo, e a 5ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou, por unanimidade, que a Justiça de São Paulo avaliasse o pedido da defesa.

No regime aberto, a detenta tem permissão para trabalhar durante o dia e apenas pernoitar em uma Casa de Albergado, uma espécie de alojamento coletivo prisional.

 

Tags

Autor