ÚLTIMAS NOTÍCIAS ESTADO DE SAÚDE FAUSTÃO HOJE (21): Saiba ESTADO DE SAÚDE do APRESENTADOR FAUSTÃO, diagnosticado com INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
Saiba últimas notícias do estado de saúde de Faustão
Fausto Silva, amplamente reconhecido como Faustão e um dos maiores apresentadores da televisão brasileira, está atualmente hospitalizado há cerca de duas semanas, recebendo atendimento médico no renomado Hospital Albert Einstein, na cidade de São Paulo.
Recentemente, circularam rumores nas plataformas de redes sociais sugerindo erroneamente o falecimento de Faustão.
No entanto, o próprio apresentador fez um vídeo enquanto ainda se encontra no hospital, desmentindo enfaticamente essas conjecturas infundadas.
"Eu estou ainda [em] tratamento, e eles [médicos] vão decidir que tipo de cirurgia podem fazer. Eu peço que quem goste de mim, reze por mim", diz Faustão.
Ver essa foto no Instagram
FAUSTÃO ESTÁ DOENTE? VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Um novo Boletim Médico emitido neste domingo (20) pelo Hospital Albert Einstein comunica a necessidade de um transplante cardíaco.
A nota diz que Fausto Silva encontra-se no momento "sob cuidados intensivos, está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração. O comunicado afirma que Faustão já foi incluído na fila de transplantes.
Confira a nota completa sobre a saúde de Faustão:
Em 05 de agosto, Fausto Silva deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein para tratamento de insuficiência cardíaca, condição que vem sendo acompanhada desde 2020. Ele encontra-se sob cuidados intensivos e, em virtude do agravamento do quadro, há indicação para transplante cardíaco. O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração. Fausto Silva já foi incluído na fila única de transplantes, regida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que leva em consideração, para definição da priorização, o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso.
Aos 73 anos, Fausto Silva está internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o dia 5 deste mês, por conta de um quadro de insuficiência cardíaca.
De acordo com o jornalista Gabriel Vaquer, da Folha de São Paulo, o quadro do apresentador não é grave e ele está em tratamento de compensação clínica. No começo da semana, ele se queixou de dores e foi levado para fazer exames.
VEJA O POST DE CAIO CASTRO:
FAUSTÃO MORREU?
Não. Apesar do texto de Caio Castro dar a entender que Faustão faleceu, isso não é verdade. Segundo o último boletim assinado pelo cardiologista Fernando Bacal e pelo diretor-médico do hospital, Miguel Cendoroglo Neto, Faustão "encontra-se estável e em cuidados intensivos".
O QUE É INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?
A insuficiência cardíaca é um distúrbio em que o coração bombeia sangue de forma inadequada, causando redução do fluxo sanguíneo e refluxo (congestão) do sangue nas veias e pulmões, além de outras alterações que podem aumentar a debilidade do coração.
TIPOS
A insuficiência pode ser considerada sistólica, quando existe déficit de contração e/ou diastólica, na presença de alteração de relaxamento das câmaras cardíacas, além disso, pode acometer os ventrículos esquerdo e/ou direito.
CAUSAS
A insuficiência cardíaca é considerada a via final comum das agressões sobre o coração e neste contexto, os fatores de risco cardiovasculares estão diretamente relacionados quer seja de forma independente, como a hipertensão arterial ou em conjunto (diabetes, hipertensão arterial, tabagismo, dislipidemia, sedentarismo).
SINTOMAS
Os sintomas da insuficiência cardíaca incluem:
- Falta de ar
- Fadiga
- Pernas inchadas
- Batimentos cardíacos acelerados
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da insuficiência cardíaca é clínico, através da história contada pelo paciente de intolerância aos esforços, falta de ar ao deitar e inchaço nos membros inferiores ou abdome, aliado aos achados do exame físico de acúmulo de sangue nos pulmões e no organismo como um todo.
TRATAMENTO
O tratamento pode incluir a ingestão limitada de sal e de líquidos, bem como o uso de medicamentos com prescrição.
Em alguns casos, pode ser implantado um desfibrilador ou marca-passo.