PRESSÃO ALTA

PRESSÃO ALTA: O que fazer para baixar imediatamente? Veja dicas para baixar a PRESSÃO ALTA

Confira dicas para baixar a pressão

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 04/09/2023 às 22:42 | Atualizado em 04/09/2023 às 22:43
Notícia
X

Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de pressão alta (hipertensão), procure um médico para investigação e início de tratamento.

A hipertensão arterial, também chamada de pressão alta, é uma das maiores vilãs da saúde no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, 388 pessoas morrem por dia por hipertensão.

A condição crônica, caracterizada pelo aumento da pressão arterial acima de 140x90 mmHg, é conhecida como uma doença silenciosa por não provocar sintomas.

Entre as causas mais comuns estão a alimentação rica em sal e a falta de exercício físico regular. Problemas de saúde, como doenças renais ou alterações cardíacas, também podem desencadear a doença.

O que a pressão alta pode causar?

A hipertensão é um dos principais fatores de risco para graves problemas de saúde, como acidente vascular cerebral (AVC), infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

Caso surja algum dos sintomas, é importante procurar um clínico geral. O médico avaliará seu quadro e, caso dê o diagnóstico, dirá o que é mais adequado para sua situação.

Qual é o melhor HORÁRIO para tomar REMÉDIO contra PRESSÃO ALTA?

O que fazer quando a pressão está alta?

A hipertensão é uma doença silenciosa, então pode demorar para que se manifeste através de sintomas. Por isso, é recomendável fazer check-ups de 2 a 3 vezes por ano com o clínico geral ou o médico de família. No entanto, algumas medidas simples podem ajudar a diminuir a pressão.

Usar o medicamento receitado pelo médico

Pacientes hipertensos devem ingerir o medicamento receitado pelo cardiologista sempre que a pressão arterial estiver alta. Também é preciso relatar o episódio ao médico, para melhor acompanhamento do quadro. 

Consumir alimentos ou chás diuréticos

Alimentos como melancia e abacaxi (frutas diuréticas) contribuem para uma maior eliminação de fluídos acumulados nos tecidos. Assim, a carga de trabalho do coração sofre uma pequena redução, e consequentemente a pressão arterial diminui rapidamente. 

Manter-se hidratado

Ingerir mais líquidos, principalmente água, fará com que você elimine mais fluidos pela urina. Além disso, no caso de hipertensão, estar hidratado ainda auxilia a diluir o sódio da corrente sanguínea - e diminuir a pressão arterial.

Evitar cafeína e álcool

Bebidas alcoólicas ou ricas em cafeína e açúcar interferem na passagem de sangue nas artérias e contribuem para a desidratação do paciente. Portanto, cafeína e álcool devem ser evitados.

Comer frutas ou vegetais frescos

O potássio e cálcio presente em alimentos frescos são essenciais no controle da pressão alta, além de ajudar a diminuir a pressão nas artérias rapidamente. Tomate, alho, espinafre e banana são exemplos de alimentos que podem ajudar.

Fazer exercício de respiração

Uma dica simples, mas importante para controlar a pressão arterial é fazer um exercício de respiração. Aulas de yoga e exercícios de respiração ajudam a reduzir a pressão arterial em períodos estressantes.

Evitar consumir alimentos ultraprocessados

Alimentos industrializados e ultraprocessados são inimigos de uma dieta saudável, principalmente de pacientes com pressão alta. Na maioria das vezes, esses alimentos são ricos em sódio e aumentam a pressão e causam retenção de líquidos.

 

Tags

Autor