saúde

BABOSA SERVE PARA QUÊ? Veja benefícios da babosa e saiba como utilizá-la no rosto, no cabelo e para tratar doenças

Confira tudo sobre o uso da babosa para o rosto, cabelo e inflamações

Imagem do autor
Cadastrado por

Lawanne Arruda

Publicado em 06/09/2023 às 20:11 | Atualizado em 06/09/2023 às 20:18
Notícia
X

A babosa, também chamada de Aloe vera, é uma planta medicinal muito popular por sua versatilidade e benefícios. A babosa pode tanto ser utilizada para tratar problemas de saúde quanto para tratamentos estéticos.

Batizada cientificamente de Aloe barbadensis, a babosa é rica em vitaminas (A, B,C e E); minerais, como cálcio, fosfato, magnésio, potássio, selênio e zinco; além da presença de substâncias mucilaginosas e quercetina. Esta planta pode ser encontrada com facilidade no comércio e pode ser cultivada em vasos.

Pixabay

Folhas de babosa - Pixabay

PARA QUE SERVE A BABOSA E QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS?

Entre os benefícios da babosa, os mais conhecidos são tratamentos de pele e queimaduras. Confira outros efeitos e usos da babosa a seguir:

  • Aliviar irritações cutâneas;
  • Remoção de maquiagem;
  • Combate ao envelhecimento precoce;
  • Limpeza da pele;
  • Tratamento de acnes;
  • Tratamento de caspa;
  • Crescimento e fortalecimento capilar;
  • Nutrição e hidratação;
  • Combater a oleosidade do couro cabeludo;
  • Combater a queda de cabelo;
  • Aliviar a prisão de ventre;
  • Combater infecções;
  • Prevenção de cáries.

COMO USAR A BABOSA NO ROSTO?

A babosa pode ser aplicada no rosto de duas formas: em gel ou em pedaços congelados. Para congelar a babosa, basta limpar uma folha e cortá-la em pedaços do tamanho que preferir. Depois, é só colocá-la para congelar e usar quando quiser. Passe a babosa congelada no rosto para aliviar queimaduras de sol, irritações e tratar acnes, lembrando de descartar a parte utilizada após o uso.

Para textura em gel, abra a folha e retire a polpa para triturar até ficar na textura desejada. Utilize o gel para fazer máscaras faciais e capilares para absorver os nutrientes e desfrutar de benefícios. O gel pode ser misturado a óleos essenciais.

O gel de babosa pode ser usado todos os dias para tratamento de inflamações e acnes. No entanto, caso seja utilizado algum óleo para potencializar seus efeitos, deve-se ter cautela com o uso.

Pixabay

Folhas de babosa - Pixabay

COMO USAR BABOSA NO CABELO?

Aplique o gel da babosa no couro cabeludo e na extensão dos fios massageando bem. Deixe agir por cerca de 30 minutos e enxágue na água fria.

O gel pode ser aplicado com os cabelos úmidos após a limpeza com shampoo ou nos cabelos secos como pré-shampoo. Pode ser misturado a óleos essenciais ou cremes de hidratação.

Imagem: Freepik

Cabelo; caspa - Imagem: Freepik

COMO USAR A BABOSA PARA TRATAR DOENÇAS E INFLAMAÇÕES?

A babosa possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas, entre outros. Pode ser utilizada para tratamento de inflamações cutâneas e internas, como o que causa a constipação intestinal.

Ao contrário do que se pode imaginar, a babosa pode ser ingerida em pequenas quantidades, além de ser usada superficialmente.

LAXANTE CASEIRO: 3 SUCOS PODEROSOS de ALÍVIO RÁPIDO contra PRISÃO DE VENTRE


QUAIS OS PERIGOS DA BABOSA PARA A SAÚDE?

O consumo em excesso da babosa pode causar enjoos, diarreia, hipotermia, fraqueza e problemas no fígado devido a toxinas absorvidas. A Barbadensis miller é a mais indicada para uso humano, já que as outras espécies podem ser tóxicas.

A ingestão da babosa não é indicada para crianças, mulheres grávidas e que estejam amamentando, pessoas com inflamações uterinas ou ovarianas, com hemorroidas, fissuras anais, pedras na bexiga, varizes, insuficiência renal, apendicite, prostatite, cistite, disenteria ou nefrite.

Também vale ressaltar que pessoas podem apresentar reações alérgicas à planta, sendo indicado o teste. Aplique um pouco de babosa no antebraço e aguarde 24h antes de utilizá-la. Caso apresente sinais de alergia, suspenda o uso e procure recomendações médicas.

Tags

Autor