Síndrome do Intestino Irritável

SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL TEM CURA? Veja sintomas do INTESTINO IRRITÁVEL

Saiba mais sobre a Síndrome do Intestino Irritável

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 11/09/2023 às 23:42
Notícia
X

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é um distúrbio caracterizado por episódios recorrentes de desconforto abdominal, dor, diarreia e prisão de ventre (constipação). Não está associada a alterações estruturais ou bioquímicas no intestino. 

Essa condição é conhecida por causar sintomas incômodos que podem ocorrer por pelo menos 12 semanas, consecutivas ou não, ao longo do ano.

Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de Síndrome do Intestino Irritável, procure um médico para investigação e início de tratamento.

CÂNCER PRETA GIL Veja os SINTOMAS do CÂNCER no INTESTINO

Quais são os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável?

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é caracterizada por um conjunto de sintomas que podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem:

  • Dor abdominal;
  • Alterações no hábito intestinal;
  • Inchaço e gases;
  • Sensação de esvaziamento incompleto;
  • Muco nas fezes.

A SII é uma condição crônica e recorrente, mas não está associada a inflamação ou danos permanentes no intestino. Suas causas ainda não são completamente compreendidas, mas fatores como sensibilidade intestinal aumentada, motilidade intestinal anormal e distúrbios da comunicação entre o cérebro e o intestino (eixo cérebro-intestino) parecem desempenhar um papel na sua manifestação.

Como tratar a Síndrome do Intestino Irritável?

Atualmente, não há uma cura definitiva para a Síndrome do Intestino Irritável (SII). Essa condição é crônica e tende a ser recorrente ao longo do tempo. Mas existe tratamento, voltado para o controle dos sintomas e melhoria da qualidade de vida do paciente.

O tratamento pode envolver várias abordagens, e é importante trabalhar em conjunto com um profissional de saúde, como um gastroenterologista, para desenvolver um plano adequado para o seu caso específico.

 

 

Tags

Autor