Saúde

DOENÇAS QUE O CHÁ DE ERVA DOCE ''CURA'': Veja os benefícios do chá de erva doce para a saúde e como preparar

Estudos indicam os benefícios do chá de erva-doce no tratamento de problemas estomacais e digestivos

Imagem do autor
Cadastrado por

Pedro Tinôco

Publicado em 27/09/2023 às 14:04 | Atualizado em 27/09/2023 às 15:05
Notícia
X

O chá de erva doce é muito conhecido devido as suas propriedades medicinais e terapêuticas. Recentemente, estudos apontam que o chá de erva doce pode ajudar a tratar diversos problemas de saúde, principalmente aqueles relacionados ao trato gastrointestinal.

O chá de erva doce pode aliviar diversas condições relacionadas ao sistema digestivo. Nessa matéria, separamos os principais benefícios do chá de erva doce para a saúde.

DOENÇAS QUE O CHÁ DE ERVA DOCE ''CURA'': VEJA OS BENEFÍCIOS DA INFUSÃO PARA A SAÚDE

Problemas gastrointestinais

O chá de erva-doce pode ajudar a aliviar sintomas de indigestão, gases, cólicas e desconforto abdominal, proporcionando alívio a pessoas que sofrem com essas condições.

Azia e refluxo

A infusão de erva-doce pode ter efeitos calmantes sobre o trato digestivo, reduzindo os sintomas de azia e refluxo ácido, comuns em muitas pessoas.

Constipação

Por possuir propriedades laxativas suaves, o chá de erva-doce pode auxiliar no tratamento da constipação ocasional, promovendo o movimento intestinal.

Reduções inflamatórias

Além dos benefícios digestivos, a erva-doce possui propriedades anti-inflamatórias que podem contribuir para reduzir inflamações no trato gastrointestinal.

COMO FAZER O CHÁ DE ERVA DOCE?

Preparar o chá de erva-doce é uma tarefa simples e requer apenas alguns passos. Aqui está uma receita básica para preparar uma infusão de chá de erva-doce:

Ingredientes

1-2 colheres de chá de sementes de erva-doce

1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Meça 1-2 colheres de chá de sementes de erva-doce. Ferva uma xícara de água em uma chaleira ou panela.Coloque as sementes de erva-doce em uma xícara ou tigela. Despeje a água fervente sobre as sementes.

Cubra a xícara ou tigela e deixe as sementes de erva-doce em infusão na água quente por cerca de 5 a 10 minutos. Após a infusão, coe o chá para remover as sementes. Você pode usar um coador, peneira ou infusor de chá. Depois é só servir.

ATENÇÃO

Os compostos presentes na erva doce, como anetol, fenchona e cineol são os responsáveis por esses efeitos benéficos no sistema digestivo.

É importante ressaltar que não existem estudos suficientes que comprovem que o chá de erva doce cure essas doenças, contudo a infusão pode ajudar no tratamento.

O chá de erva doce não pode ser um substituto de medicamentos receitados por um profissional da saúde. Caso apresente alguma dos sintomas das doenças apresentadas, procure por um médico para identificar possíveis problemas e realizar os tratamentos necessários.

Tags

Autor