BENEFÍCIOS DO CHÁ DE PITANGA: conheça as DOENÇAS que o chá de pitanga ajuda na prevenção
O chá feito com folhas de pitanga, apesar de não ser amplamente reconhecido, pode proporcionar uma variedade de benefícios para aqueles que o incluem em sua dieta.
O chá feito com folhas de pitanga, apesar de não ser amplamente reconhecido, pode proporcionar uma variedade de benefícios para aqueles que o incluem em sua dieta.
Originária da Mata Atlântica, a árvore de pitanga, cientificamente conhecida como Eugenia uniflora L., faz parte da família das Myrtaceae.
Ela dá origem a frutos que, inicialmente verdes, mudam para tons de amarelo, laranja e vermelho conforme amadurecem. Este ciclo confere à árvore uma aparência viva e atraente quando carregada de frutos.
É possível encontrar a árvore de pitanga em várias partes do Brasil, com muitas pessoas optando por cultivá-la em seus quintais ou jardins.
BENEFÍCIOS DO CHÁ DE PITANGA
Ajuda no tratamento de diarreia não infecciosa
As folhas da pitanga contêm propriedades adstringentes e digestivas eficazes contra a diarreia. Os polifenóis nelas presentes também auxiliam na manutenção do equilíbrio da flora intestinal.
Abundante em antioxidantes
Rico em vitaminas C e A, carotenoides e polifenóis, o chá de folhas de pitanga fortalece o sistema imunológico e combate radicais livres, minimizando o risco de doenças crônicas e retardando o envelhecimento.
É particularmente útil para indivíduos com asma, bronquite, artrite reumatoide, gota, ou para aqueles focados em manter a saúde da pele.
Favorece a saúde ocular
A presença de vitamina A promove a proteção visual, prevenindo condições como olhos secos e cegueira noturna.
Potencial antimicrobiano
Pesquisas indicam que as folhas de pitanga podem conter óleo com propriedades antimicrobianas, úteis contra fungos e bactérias.
Apesar desses benefícios apontados, é importante frisar que as informações científicas sobre o chá de folha de pitanga ainda são escassas, demandando mais estudos para a confirmação de seus efeitos benéficos.
COMO PREPARAR O CHÁ DE PITANGA
Antes de incorporar novas bebidas e receitas à dieta, é prudente consultar um profissional de saúde ou nutricionista, pois alguns componentes podem não ser adequados para todos.
O especialista também poderá orientar sobre a quantidade diária apropriada.
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de folhas de pitanga limpas;
- 150ml de água.
Modo de preparo:
Inicie aquecendo a água até que comece a ferver. Após isso, desligue o fogo, adicione as folhas de pitanga e deixe abafado por alguns minutos. Por último, coe e está pronto para beber.
CONTEÚDO RELACIONADO: CHÁS para BAIXAR COLESTEROL ALTO