O que representam as cores da bandeira LGBT?
Confira o significado de cada cor e a história da bandeira LGBT
A comunidade LGBTQIA+ (que engloba Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queers, intersexos, Assexuais e mais) foi ganhando variantes, ao longo do tempo, para acolher outras formas de orientação sexual e identidade de gênero.
A bandeira LGBT, também conhecida como bandeira do arco-íris, é um símbolo que representa a diversidade e a inclusão da comunidade LGBTQIA+.
O que cada cor da bandeira LGBT significa?
A bandeira foi criada pelo artista e ativista norte-americano Gilbert Baker em 1978, e cada uma das cores tem um significado específico:
- Vermelho: Representa a vida;
- Laranja: Representa cura;
- Amarelo: Representa a luz do sol;
- Verde: Representa a natureza;
- Azul: Representa a arte;
- Violeta (ou Roxo): Representa o espírito.
Essas cores juntas formam o arco-íris, simbolizando a diversidade de orientações sexuais e identidades de gênero, bem como a esperança, a paz e o amor.
>> LGBTQIAPN+: Veja o que significa cada letra da sigla
A bandeira se tornou um ícone mundialmente reconhecido para representar a luta pelos direitos e a aceitação da comunidade LGBTQIA+.
Curiosidade sobre a bandeira LGBT
Originalmente seriam 8 faixas, ao invés das 6 faixas que conhecemos hoje em dia.
Ocorreu problemas no processo de produção devido à falta de disponibilidade de algumas das cores de tecido.
E por isso, em 1979, adotou-se um design de seis faixas, sem o rosa e o turquesa.
História da bandeira LGBT
A criação da bandeira foi em 1978, quando o artista norte-americano Gilbert Baker, um homem abertamente gay e drag queen, se propôs a criar um símbolo de orgulho para a comunidade, de acordo com a Enciclopédia Britannica (plataforma de dados do Reino Unido voltada para a educação).
Dessa forma, Baker foi motivado por Harvey Milk, um político e ativista gay norte-americano, que o encarregou de criar um símbolo de orgulho para a comunidade LGBTQIA+.
A primeira versão da bandeira do arco-íris, confeccionada à mão por Baker, foi hasteada em 25 de junho de 1978 durante o desfile do Dia da Liberdade Gay em São Francisco, nos Estados Unidos.
No entanto, ela ganhou maior popularidade em 1994, quando Baker produziu uma bandeira gigante para comemorar o 25º aniversário da Revolta de Stonewall.