Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de diabetes, procure um médico para investigação e início de tratamento.
A diabetes é uma das doenças mais conhecidas pelos brasileiros. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, atualmente existem mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença no país.
BENEFÍCIOS INCRÍVEIS do CHÁ da FOLHA de GRAVIOLA para DIABETES e COLESTEROL
O que é diabetes?
A diabetes é uma síndrome metabólica que pode ser decorrente da deficiência na produção de insulina (tipo 1), da resistência ao seu efeito (tipo 2) ou por causas gestacionais.
Uma pessoa diabética tem, independentemente da causa, aumento exagerado da glicose no sangue, o que gera inúmeros problemas.
É possível controlar a doença através de uma dieta adequada, associada à reposição hormonal (insulinoterapia), no caso de diabetes tipo 1, ou medicamentos, no caso de diabetes tipo 2.
Para que se mantenha a glicemia em níveis aceitáveis, há um cuidado especial com os alimentos a serem incluídos na dieta ou evitados. Alguns chás podem ser aliados para baixar a glicose, desde que um médico de confiança autorize.
7 VEGETAIS para CONTROLAR DIABETES e DIMINUIR o AÇÚCAR NO SANGUE
Chás que ajudam a baixar a glicose
Chá verde
Com a ação antioxidante das catequinas, o chá verde diminui o estresse oxidativo e melhora a resistência à insulina. Assim, regula os níveis de açúcar e colabora com a prevenção e no tratamento da diabetes.
Chá de quebra-pedra
Com extratos aquosos, a quebra-pedra apresenta efeito hipoglicemiante, o que é útil para manter a glicemia constante no sangue.
Chá de canela
A canela ajuda o organismo a utilizar o açúcar, de forma que o açúcar presente no sangue diminua e ajude a controlar a resistência à insulina e os níveis de glicose em caso de diabetes.
Chá de hibisco
O hibisco pode ajudar a regular o açúcar no sangue, pois inibe a atividade de algumas enzimas pancreáticas e intestinais responsáveis pela digestão dos carboidratos no intestino delgado.