PSYLLIUM

PSYLLIUM: Saiba PARA QUE SERVE O PSYLLIUM, COMO USAR O PSYLLIUM PARA EMAGRECER e quais os EFEITOS COLATERAIS

Saiba para que serve o Psyllium e mais propriedades da substância.

Cadastrado por

Thallys Menezes

Publicado em 17/09/2023 às 18:03
- Pixabay

Você já ouviu falar no Psyllium?

Trata-se de uma fibra que muitas pessoas consideram útil para ajudar na perda de peso e no funcionamento do intestino.

Assim como o trigo e a aveia, o Psyllium vem das cascas das sementes da planta Plantago Ovata, que é encontrada na África, Europa e Ásia.

Essa fibra tem a capacidade surpreendente de absorver água e aumentar em até 20 vezes o seu tamanho quando entra em contato com líquidos, como explicou a nutricionista Renata Buzzini no Eu Atleta.

Com isso, o Psyllium pode trazer benefícios para o organismo.

Veja nesta matéria:

PARA QUE SERVE O PSYLLIUM?

PSYLLIUM - Reprodução/Freepik

Estudos mostram que o Psyllium pode melhorar o metabolismo corporal e oferecer vários benefícios para o corpo.

O Psyllium é útil para regular o intestino, seja em casos de prisão de ventre ou fezes soltas, pois aumenta a umidade e o volume das fezes, além de estimular o trânsito intestinal.

Além de beneficiar o intestino, o Psyllium também pode ajudar a equilibrar a pressão arterial e os níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose no sangue.

Como o Psyllium se expande ao entrar em contato com líquidos, ele ocupa espaço no estômago e retarda a digestão.

Isso pode criar uma sensação de saciedade, o que pode reduzir a quantidade de alimentos consumidos e facilitar a perda de peso.

COMO USAR O PSYLLIUM PARA EMAGRECER?

É recomendado ingerir Psyllium trinta minutos antes das refeições, misturado com um copo de água, de uma a três vezes ao dia para pessoas com mais de 12 anos, ou de uma a duas vezes ao dia para crianças de 6 a 12 anos.

A proporção sugerida é de 5g de Psyllium para 240 ml de água, mas é melhor que um profissional de saúde determine a quantidade correta para cada pessoa. O consumo máximo diário permitido é de 30g.

INTERAÇÕES COM MEDICAMENTOS E CONTRAINDICAÇÕES

Pessoas com problemas gastrointestinais, dificuldades de controle do diabetes e alergia à planta da qual o Psyllium é derivado devem evitar o seu consumo, assim como crianças com menos de 6 anos.

Se você usa laxantes, é recomendável tomá-los de 30 minutos a 2 horas antes ou depois de consumir Psyllium. Geralmente, é melhor consumir essa fibra com a orientação de um médico ou nutricionista.

Embora o consumo de Psyllium seja bem tolerado, doses excessivas podem causar desconforto abdominal, inchaço, gases e diarreia. É sempre importante consumi-lo com moderação.

IMPORTANTE!

Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde.

Se suspeita de algum problema de saúde, procure um médico para investigação e início de tratamento.

Para devida orientação sobre alimentação saudável e específica para seu organismo, consulte um nutricionista ou nutrólogo.

5 SUCOS DETOX para PERDER BARRIGA e a RETENÇÃO de LÍQUIDOS


Tags

Autor