CÂNCER DE PELE

COMO TRATAR O CÂNCER DE PELE? Saiba quais são os SINAIS e SINTOMAS do CÂNCER DE PELE

O câncer de pele é separado em dois tipos, o câncer de pele melanoma e o não melanoma

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcus Vinícius

Publicado em 05/10/2023 às 17:01
Notícia
X

O câncer de pele é um dos tumores malignos de maior frequência em todo o País, acontecendo cerca de 30% mais do que os demais tumores registrados no Brasil.

A doença é separada em dois tipos, o câncer de pele melanoma e o não melanoma. Confira nesta matéria as diferenças entre os tipos de câncer de pele, quais são os sintomas e as formas de tratamento.

O QUE É CÂNCER DE PELE MELANOMA?

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele melanoma começa a partir de melanócitos, que são as células responsáveis pela produção de melanina, que determina a coloração da pele. Este tipo de câncer é mais comum em homens brancos e adultos, podendo aparecer em qualquer parte do corpo, seja na pele ou nas mucosas.

O Inca identificou em 2022, cerca de 8.980 novos casos da doença, sendo 4.640 homens e 4.340 mulheres. E em 2020, o Atlas de Mortalidade por Câncer, relatou cerca de 1.923 casos de óbito pela doença, sendo 1.120 homens e 803 mulheres. 

O câncer de pele melanoma aparece na forma de manchas, pintas ou sinais. A doença não é comum em pessoas negras, mas pode surgir nas áreas mais claras do corpo, como palma da mão e planta dos pés.

O câncer de pele melanoma é considerado perigoso devido à sua grande possibilidade de se espalhar para outros órgãos. Mesmo assim, dos 30% de casos que o câncer de pele representa, apenas 4% são referentes ao câncer de pele melanoma.

O QUE É CÂNCER DE PELE NÃO MELANOMA?

O câncer de pele não melanoma é um dos mais comuns no Brasil, representando cerca de 30% dos casos de câncer. Segundo o Inca, a doença possui altas chances de cura, caso seja diagnosticada de forma precoce.

Em 2022, o Inca identificou cerca de 220.490 novos casos da doença, sendo 101.920 homens e 118.570 mulheres. Já o Atlas de Mortalidade por câncer relatou 2.653 casos de óbito, sendo 1.534 homens e 1.119 mulheres, em 2020.

Este tipo de câncer é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, raro de acontecer em crianças e pessoas negras. Porém, é possível que surja em pessoas que possuem outras doenças e problemas de pele.

O câncer de pele não melanoma também acontece com mais frequência em pessoas com a pele clara, sensibilidade aos raios solares e histórico familiar de câncer. Podendo ter diferentes tipos de tumores, sendo os mais comuns o carcinoma basocelular e o carcinoma epidermoide.

SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER DE PELE

 Devido às causas diferentes, os sinais e sintomas do câncer de pele melanoma e não melanoma também são distintos. Confira quais são os sinais para cada tipo de câncer de pele:

Sintomas do câncer de pele melanoma:

Os sintomas para o câncer de pele melanoma incluem o surgimento de pintas escuras na pele, com bordas irregulares, coceira e descamação na região. Em alguns casos, no lugar do surgimento de uma mancha, uma pinta já existente pode se expandir, apresentando os sintomas já citados.

Sintomas do câncer de pele não melanoma:

De acordo com o Inca, o câncer de pele não melanoma tende a ser desenvolvido principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como o rosto, braços, pescoço e orelhas.

Este tipo de câncer aparece de forma mais violenta, podendo destruir estas áreas com o aparecimento de manchas e feridas, que coçam, ardem, descamam e sangram, não cicatrizando por pelo menos duas semanas.

Infectologista e dermatologista falam sobre os casos de lesões de pele que causam coceira:

O CÂNCER DE PELE TEM CURA?

Para o tratamento do câncer de pele, antes é importante que seja feita a detecção precoce da doença, pois quanto antes o tumor for detectado, maior é a chance de um tratamento bem-sucedido.

Em ambos os tipos de câncer, o tratamento mais recomendado é a cirurgia para remoção completa do tumor. Também pode ser utilizada a cirurgia e a radioterapia, dependendo do estágio em que se encontra a doença.

 

Tags

Autor