TABELA GLICEMIA POR IDADE: Confira os valores de referência da glicose normal
Confira os sinais e sintomas da glicose alta
Glicose é uma palavra que muitas vezes é usada como sinônimo de açúcar, e a quantidade dela presente no nosso sangue é chamada de glicemia.
Quando comemos qualquer tipo de alimento, isso impacta os níveis de glicose no sangue, uma vez que os alimentos contêm carboidratos e outros nutrientes que, após a digestão, se transformam em açúcar. A distinção está na quantidade e na rapidez com que esses níveis de glicemia serão alterados.
GLICOSE NORMAL: VALORES DE REFERÊNCIA
A glicemia pode ser realizada após jejum ou após alimentação e os valores esperados são diferentes. A glicose alterada pode ser indicativo de riscos para a saúde então.
Confira:
- Glicose ou glicemia em jejum de 8 a 12 horas: 70 a 99 mg/dL
- Glicemia aleatório ou após sobrecarga (alimentação ou sobrecarga de glicose): até 200mg/dL.
Porém, existem faixas intermediárias que são sinais de alerta para que seja possível a mudança de hábitos e controle do açúcar no sangue:
- A glicose de jejum entre 100 e 125 mg/ dL é chamada de glicemia de jejum alterada. A partir de 126 mg/dL já temos o diagnóstico de diabetes.
- Na glicose sem jejum, valores acima de 140 mg/dL remetem ao diagnóstico de Intolerância à Glicose e acima de 200mg/dL, também temos o diagnóstico de diabetes.
Por isso é muito importante monitorar a sua glicose pelo menos 1 vez ao ano e estar atento às taxas de normalidade e aos sinais de alerta.
SINTOMAS GLICOSE ALTA:
Principais sintomas da glicose alta:
- Sede
- Aumento da vontade de urinar
- Mais fome
- Perda de peso inexplicada
- Cansaço
- Dor de cabeça
- Sonolência
- Enjoo
- Formigamentos nas mãos ou pés
- Visão embaçada
DIABETES? Aprenda 3 CHÁS para baixar a GLICOSE no SANGUE