Diversas ervas contêm fitoquímicos e elementos bioativos vitais para a saúde, que podem prevenir doenças e neutralizar toxinas.
Um exemplo são os compostos antioxidantes encontrados em chás e temperos.
A camomila, utilizada desde os tempos antigos, é rica em substâncias com propriedades ansiolíticas, calmantes, indutoras do sono, anti-inflamatórias e antioxidantes, contribuindo para um estilo de vida relaxado e melhorando a qualidade do sono.
A Matricaria chamomilla ou Chamomill a recutita está inclusa na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), composta por plantas com potencial para avançar nas fases da cadeia produtiva e criar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil para prevenção e tratamento de doenças.
Confira os benefícios do chá de camomila:
BENEFÍCIOS DO CHÁ DE CAMOMILA
Propriedades e benefícios nutricionais
Tanto as folhas quanto as flores secas ou frescas da camomila podem ser ingeridas como chá (infusão), puras ou combinadas com outras ervas, como a Melissa, intensificando seu efeito.
Também podem ser aplicadas como compressas na pele ou utilizadas para inalação de vapores, devido à presença de óleos essenciais voláteis.
Possui funções miorrelaxantes e antiespasmódicas
As substâncias na camomila aliviam contrações musculares involuntárias, como espasmos intestinais e uterinos, e potencializam a produção de glicina, um aminoácido que relaxa os músculos, reduzindo sintomas de cólicas abdominais e menstruais.
O consumo de camomila também ajuda indiretamente no manejo da hipertensão, estresse e ansiedade.
Funções calmante, relaxante e ansiolítica
Componentes na camomila, como glicenia e o flavonoide apigenina, proporcionam relaxamento neural e conexão com receptores do neurotransmissor GABA.
Assim, a camomila é eficaz para acalmar, relaxar, induzir ao sono, e controlar sintomas de depressão, ansiedade e insônia.
Funções de combate a radicais livres e prevenção de doenças
Devido à sua riqueza em substâncias antioxidantes (compostos flavonoides, vitaminas do complexo A e B, potássio, magnésio e zinco), a camomila, combinada com uma dieta equilibrada e exercícios regulares, diminui ainda mais o risco de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, retarda o envelhecimento precoce e previne alguns tipos de câncer.
Em termos de perda de peso, a camomila não tem ação direta na queima de gordura. Não há substância na erva que promova ou acelere esse processo.
Mas, se o ganho de peso estiver relacionado a um desequilíbrio do "comer emocional", o consumo de camomila pode ser vantajoso.
Receita de chá de camomila
Ingredientes:
- 200 ml de água fervente;
- 3 g ou 1 colher de sobremesa da erva seca.
Modo de preparo:
- Coloque a erva na água e cubra o recipiente, deixando-o em infusão por cinco minutos;
- Não ferva as folhas e flores;
- Coe e sirva ainda quente.