O vinagre de maçã tem sido associado a diversos benefícios para a saúde, incluindo a possibilidade de ajudar a reduzir o colesterol alto.
Diferentes tipos de vinagre, como o de maçã, vinho tinto e balsâmico, são ricos em compostos fenólicos, têm propriedades antioxidantes e antibacterianas e desempenham um papel na prevenção de doenças cardiovasculares, como o colesterol alto.
VINAGRE DE MAÇA PARA COLESTEROL ALTO:
Alguns estudos sugerem que o ácido acético presente no vinagre de maçã pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL, que é considerado prejudicial à saúde quando está elevado.
Além disso, há algumas evidências de que o vinagre de maçã pode aumentar os níveis de colesterol HDL, que é benéfico para a saúde cardiovascular.
No entanto, o vinagre de maçã não deve ser usado como substituto de tratamentos médicos prescritos para o controle do colesterol alto, é fundamental seguir uma orientação profissional.
Para reduzir o colesterol alto, é necessário promover mudanças no estilo de vida, como manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos, entre outros.
COLESTEROL HDL E LDL: qual é a diferença?
TOMAR VINAGRE DE MAÇA EM JEJUM MELHORA A ABSORÇÃO?
Segundo estudos, a melhor maneira de incorporar o vinagre de maçã à dieta é usá-lo como tempero para saladas, não apenas por ser mais agradável ao paladar, mas também por permitir a obtenção de todos os benefícios para a saúde, incluindo a gestão do colesterol alto.
"Não há necessidade de serem ingeridos nem em conjunto e nem em jejum para que tenham funcionalidade.", revelou Marcella Garcez, nutróloga e diretora representante da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) no Paraná.
A recomendação é consumir até 20 ml de vinagre de maçã por dia, o que equivale a duas colheres de sopa. No entanto, é importante ressaltar que os benefícios para o colesterol alto são mais eficazes quando o vinagre de maçã é incorporado a uma dieta equilibrada.
COLESTEROL ALTO: veja 7 bebidas que ajudam a reduzir o colesterol
REFERÊNCIA:
Vinagre de maçã e mel pela manhã pode trazer benefícios? - VivaBem