LUTO

Morre dona Gracita Brennand

A viúva de Ricardo Brennand faleceu, nesta madrugada de sábado, aos 95 anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Martins

Publicado em 11/11/2023 às 11:27 | Atualizado em 11/11/2023 às 12:53
Notícia
X

O que faz uma pessoa se tornar matriarca? Segundo o dicionário, trata-se de mulher que lidera ou é a base de uma família. Liderar, ainda no mesmo sentido, é algo mais sentimental. Não se ensina, sente-se. É a pessoa que inspira, que faz os outros quererem seguir. 

Foto: Isabella Valle/JC ImagemData: 27/05/2009Assunto: CADERNO C - SOCIEDADE - Na foto destaque para encontro entre o maestro Marlos Nobre, o engenheiro Ricardo Brennand, sua esposa Graca Brennand e o Historiador Leonardo Dantas, no aniversario de 82 anos de Brennand, mesmo dia em que completa 60 anos de casado.
Foto: Isabella Valle/JC Imagem Ricardo e Graca Brennand - Foto: Isabella Valle/JC ImagemData: 27/05/2009Assunto: CADERNO C - SOCIEDADE - Na foto destaque para encontro entre o maestro Marlos Nobre, o engenheiro Ricardo Brennand, sua esposa Graca Brennand e o Historiador Leonardo Dantas, no aniversario de 82 anos de Brennand, mesmo dia em que completa 60 anos de casado.

No Recife, tivemos algumas bem marcantes. Dona Gracita Brennand era uma delas. Era. Na noite da sexta, aos 94 anos, ela faleceu. O velório será domingo, na Capela Nossa Senhora das Graças, no Instituto Ricardo Brennand, das 9h às 14h, com missa às 12h.

A pedido da família, espera-se não enviar flores para homenageá-la, mas fazer uma contribuição filantrópica. "Nossa Graça amava o seu jardim e não gostava de cortar flores. Pensando nela, sugerimos substituir a coroa por um gesto solidário". 

ARQUIVO PESSOAL
DINÂMICA Dona Graça Brennand chega a 2021 com agenda de continuidade para a creche Nossa Sra. das Graças, na Várzea, criada por ela - ARQUIVO PESSOAL

Quem foi dona Gracita?

Graça Maria Monteiro Brennand era irmã dos também falecidos Rômulo, José Múcio, Lourdinha e Armando Monteiro. Foi casada por anos com um dos maiores empresários do Recife, Ricardo Brennand, que faleceu em abril de 2020, vítima de covid-19, com quem teve oito filhos, além de 23 netos, 48 bisnetos e uma tataraneta. Juntos, formavam um casal presente, queridíssimo e altamente participativo.

Além das inúmeras indústrias na área de de aço, cimento, vidro e açúcar e do, sempre lembrado Instituto Ricardo Brennand, dona Gracita era ligada a causas sociais, sobretudo, crianças da Várzea, bairro onde fica a maioria dos negócios da família. Ela fundou e comandava uma creche chamada Nossa Senhora das Graças.

Ela deixa um legado de solidariedade e contribuições significativas para a comunidade, além de elegância, leveza e sempre uma palavra positiva. 

Dona Gracita era doçura em pessoa. No trato. Na fala. Sempre um carinho diferenciado. Ela tinha uma das poucas virtudes humanas que é deixar o outro se sentir querido, especial... 

Ricardo e Gracita Brennand/Fotos: Dayvison Nunes/JC Imagem
Ricardo e Gracita Brennand/Fotos: Dayvison Nunes/JC Imagem - Ricardo e Gracita Brennand/Fotos: Dayvison Nunes/JC Imagem

Capela Nossa Senhora das Graças

Vale destacar que doutor Ricardo construiu a capela Nossa Senhora das Graças, local onde será o velório, para a mulher. Trata-se de uma obra primorosa, toda em estilo gótico. Atualmente, é palco dos maiores casamentos da cidade, além de uma linda missa no domingo.

 

Tags

Autor