SOCIEDADE

JOÃO ALBERTO: pioneirismo no colunismo social

Com mais de 60 anos de carreira, João Alberto participou de grande parte das transformações do jornalismo dentro de uma redação

Imagem do autor
Cadastrado por

Sharon Baptista

Publicado em 01/02/2024 às 0:00
Notícia
X

A trajetória de João Alberto no colunismo social pernambucano foi inovadora, o tornando uma referência no jornalismo não só pela forma de contar as notícias da cidade, mas também por seu pioneirismo e ousadia em cobrir a coluna social do estado.

Inspiração essa que fez dos concorrentes seus amigos. Entre uma pauta e outra, momentos de descontração, troca de informações e até conselhos sobre a vida.

João Alberto foi o primeiro colunista do estado a usar um computador, a comandar um dos principais blogs sociais e também o primeiro a assinar uma coluna nas segundas-feiras.

Com mais de 60 anos de carreira, João Alberto participou de grande parte das transformações do jornalismo dentro de uma redação. Acostumado a escrever sobre colunismo social para o jornal impresso, João não se intimidou com a chegada da internet e logo consolidou a sua marca com o Blog João Alberto, hospedado dentro do site do DP.

O novo pode causar receios e incertezas, envolver tecnologia no processo jornalístico era muita novidade para todo mundo, mas João Alberto, com toda a sua sagacidade, tirou de letra e participou de todo o processo criativo do blog.

Em pouco tempo, o time aumentou e as produções de conteúdos no blog também. Informações atuais e relevantes sobre o colunismo social passaram a explorar o formato multimídia de notícias, atraindo ainda mais leitores para o blog e um novo público consumidor de conteúdos digitais.

Sergipano pernambucano

João Alberto nasceu em Aracaju, em Sergipe. E sempre faz questão de deixar claro em todas as entrevistas de onde veio. Por coincidência do destino, João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM, também veio do mesmo estado, agregando ainda mais valor à relação além do laboral.

“Isso aqui é uma casa sergipana, né? Sou sergipano. Tem eu, João Carlos e Ralph de Carvalho. Os três que mandam aqui e em Sergipe”, brincou o colunista.

ARQUIVO/TV JORNAL
João Alberto e João Carlos Paes Mendonça dividem o mesmo berço: Sergipe - ARQUIVO/TV JORNAL

“Então, se me perguntar se eu tô feliz em estar aqui no Jornal do Commercio, eu digo: Feliz não, estou muito feliz!” completa.

Família

João Alberto, além do título de colunista social mais influente e profissional admirável, é um presente companheiro, filho, irmão e amigo bastante querido, uma referência de lealdade e comprometimento com os seus.

Exigente, mas gentil, o segundo filho de Carolina Martins Sobral e Mário Diniz Sobral exerceu um papel fundamental ao ajudar a mãe na criação dos quatro irmãos quando o pai faleceu. Ele tinha apenas 19 anos e criou os irmãos como filhos, assumindo responsabilidades de homem adulto. Após aprovação no concurso bancário, mudou-se com a família de Sergipe para o Recife, onde construiu a história profissional.

Casado com a empresária Sheila Wanderley há 16 anos, João não teve filhos, mas vive o amor de avô depois que “adotou” as netas de Sheila, como suas. Elas são suas maiores alegrias.

Rotina

A rotina de um colunista social é imprevisível e é preciso ser uma pessoa extremamente organizada para conciliar bem as demandas de trabalho e da vida pessoal.

Até hoje, João Alberto segue firmemente uma rotina que começa às 5h da manhã baseada em: leitura dos principais jornais de todo o País, checagem dos e-mails e um bom café da manhã para o dia começar de fato.

As coberturas de eventos, encontros exclusivos e festas oficiais são diárias e João Alberto faz questão de marcar presença no máximo de eventos possíveis, uma das condições dos colunistas sociais.

Tags

Autor