É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Quem adora degustar vinho ao som de uma boa música já pode marcar com os amigos no Festival de Vinhos que acontece no Terraço de Eventos do Shopping Recife. Mais de 200 rótulos de oito países estão à disposição dos visitantes que ainda podem se deliciar com uma das opções de pratos pensados especialmente para harmonizar com as bebidas. O evento é gratuito e acontece de 15 a 17 de março e 22 a 24 de março, sempre a partir das 15h.
.
O consumo pode ser por taça ou através do passaporte que custa 80 reais e dá direito a oito degustações, cashback no valor de 40 reais para comprar vinho e também uma taça personalizada do festival. As estações temáticas contam com especialistas que vão auxiliar os visitantes em uma experiência única no universo dos vinhos.
Quem for ao evento poderá conferir a bebida produzida em países como França, Espanha, Portugal, Itália, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil. Entre as opções, o vinho Grillo da região da Sicília, na Itália, era um dos mais pedidos. Quem levar a garrafa para casa pode aproveitar o frescor provocado pela bebida nos dias calorosos que vem fazendo no Recife.
O público curtiu a novidade e já lotou os dois primeiros dias de evento. A advogada Dulce Sampaio disse que adorou fazer essa programação diferente no fim de semana. O também advogado Eduardo Melo elogiou a seleção de vinhos. “As casas de vinho estão muito boas. Gostei demais dos rótulos da Itália”, avalia. Entre as distribuidoras envolvidas na seleção de rótulos, as conceituadas Chez France, Wine Concept e Entrevinhos. A curadoria é do enófilo e sommelier Loy Longmann.
A operação gastronômica ficou por conta do Chef César Santos, do Chef Cláudio Manoel e da Chef Anne Aquino. “Ao receber o convite, começamos a montar o cardápio para que harmonizasse perfeitamente com os vinhos. Eu acho que esse festival é um carinho que o Shopping Recife traz para os pernambucanos”, afirma César Santos que trouxe arroz de costela dentre as opções do menu. A gastronomia é bem variada passando por queijos, antepastos, sanduíches e outros.
“Preparamos uma seleção cuidadosa dos melhores rótulos, dos mais variados tipos, de dezenas de regiões produtoras, para agradar aos mais diversos tipos de paladar, proporcionando um ambiente descontraído e capaz de conectar as pessoas”, explica Renata Cavalcanti, superintendente do Shopping Recife.
Os visitantes podem aproveitar o momento ao som de muita música boa. A programação conta com as bandas Oleg e os Boêmios Gondoleiros (15/3), Catarina Rosa (16/3), Uptown Band (17/3). No fim de semana seguinte é a vez Jamzz (22/3), Trio Mongiovi (23/3), encerrando no domingo (24/3) com Papaninfa Acústico. São duas horas de música ao vivo, em todos os dias do evento, a partir das 19h.
Serviço - Festival de Vinhos Shopping Recife
De 15 a 17/3 e 22 a 24/3 Horário: Das 15h às 22h Entrada Gratuita Passaporte degustação - R$ 80 (com degustação de oito experiências + taça do evento + R$40 revertidos na compra de vinhos nos estandes do evento) Local: Terraço de Eventos
Programação de shows (a partir das 19h)
15/03 - OLEG E OS BOEMIOS GONDOLEIROS 16/03 - CATARINA ROSA 17/03 - UPTOWN BAND 22/03 - JAMZZ 23/03 - TRIO MONGIOVI 24/03 - PAPANINFA ACUSTICO