Assustados
Globo estuda acabar com grupo Camarote após mutirões para votação; entenda
Desde 2020, a emissora pensa na possibilidade devido a mudança de estilo na votação
Cadastrado por
Ana Anjos
Publicado em 24/02/2022 às 15:39
Notícia
X
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
A Globo iniciou alguns estudos sobre a escolha do grupo Camarote. Isso porque a votação começou a ter mutirões para eliminar alguém do Paredão. Mas, com as pesquisas, a emissora descobriu a possível causa para esse fenômeno.
As informações são do Na Telinha. De acordo com o resultado das análises, a maioria das pessoas que votam são jovens, de classe média alta, brancos e mulheres. Estes grupos possuem um papel muito importante no resultado final, a justificativa é que eles formam suas opiniões através das redes sociais.
E é por isso que a Globo planeja acabar de vez com o Camarote. Com a apuração do Na Telinha, as celebridades, fã-clube e mutirões têm uma força muito maior que o chamado de "telespectador de sofá". Acontece que esse segundo título sempre foi o potencial para as votações no 'BBB 22', mas mudou desde a divisão da casa entre conhecidos e não conhecidos.
Essa questão foi notada no Paredão de Manu Gavassi e Felipe Prior. Após diversas dinâmicas nas redes sociais para a votação, a cantora continuou na casa, mas o "público do sofá" preferiu o arquiteto. Entretanto, no 'BBB 20', as pessoas estavam em quarentena devido a pandemia da covid-19. O que dificulta as pesquisas.
Já no 'BBB 21', Gil do Vigor e Juliette também eram os preferidos das pessoas que não acompanham o reality show através das redes sociais, contrariando o resultado do anterior. Já neste ano, Naiara Azevedo saiu para Douglas Silva após o ator receber um grande desempenho nas mídias. Acendendo o alerta da Globo para estudar a possibilidade do fim da divisão.
Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.