PÓS-BBB

BBB 22: como fica o futuro dos ex-BBBs na publicidade? Veja quanto eles podem ganhar com publis

Ex-BBBs devem garantir visão estratégica para fechar grandes contratos de publicidade

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Lívia Maria

Publicado em 14/04/2022 às 20:07
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O Big Brother Brasil 2022 está chegando ao fim e, na opinião geral do público, foi morna. Além de Arthur Aguiar, a edição não emplacou outro grande nome como foi o caso do BBB 21 que consagrou Juliette Freire, Gil do Vigor e outros como grandes influenciadores.

Para quem topa participar do BBB, uma das mais esperadas consequência no pós-BBB é o aumento no cachê daqueles que já eram famosos e o trabalho com publicidade nas redes sociais, que pode render boas cifras. Porém, com uma edição “mais ou menos”, como fica o futuro de influenciadores dos participantes do BBB 22?

Em conversa com a coluna de Leo Dias, alguns especialistas da área de marketing digital e de influência deram suas opiniões sobre o assunto e o que esperar dos cachês dos participantes do programa deste ano.

Como os participantes do BBB 22 vão superar a edição 'flopada'?

Segundo Fatima Pissara, CEO da Mynd, mesmo em uma edição do BBB com menor exposição é possível ter bons nomes para publicidade. “Claro que no BBB anterior, por conta das altas polêmicas, tivemos um ganho muito alto de seguidores porque as pessoas eram muito amadas. Esse BBB, as mobilizações foram mais comedidas, pois não tivemos um grande “boom“. Ainda assim, tivemos alguns grandes nomes que podem fazer uma grande diferença em ações publicitárias”, disse.

Pissara deu o exemplo de Linn da Quebrada, que além de promover seu nome, também impulsiona uma causa social no mercado publicitário. “Acaba que a mulher trans em si, ganha uma grande relevância no mercado publicitário por conta dela. E não vem só pra ela. Foi um grande ganho para a causa LGBTQIA+”, analisa.

Thays Almendra, CEO da Digital Social, concorda que a popularidade dos ex-participantes dos BBB 20 e 21 foi algo atípico. “As pessoas estavam presas em casa e o entretenimento da grande massa, além das redes sociais, também era a TV e o BBB virou protagonista. As marcas viram que era o que estava no momento, o frenesi, e começaram a investir massivamente nos ex-BBBs assim que saíam da casa. Só que estávamos em um momento atípico”, explica.

Almendra diz ainda que a ‘flopada’ do BBB 22 era algo já esperado. “É óbvio que não vamos conseguir alcançar o mesmo nível de audiência uma vez que nas outras edições era um dos únicos meios de entretenimento”, diz.

Já para a especialista estratégica de carreira Gis de Oliveira, essa sensação de fracasso que falam sobre o BBB 22 é apenas a percepção do público. Para ela, os ganhos publicitários mostram que não teve ‘flop’ da edição. Fato é que o BBB 22 superou os ganhos com publicidade do BBB 21 e já tem o comercial mais caro de uma final da história do reality.

“Mesmo sendo uma edição considerada flopada pelo público, os números do programa em patrocínio passam de RS$ 2 bilhões, o consumo dos ‘brothers’ pelo público continua alto, percebe-se pelos recordes de votações para a máquina BBB. Ainda que haja uma diferença entre o alcance das últimas edições, a ideia de uma edição flopada ou não é relativa, e depende do recorte que será analisado”, explicou.

Quanto os ex-BBBs poderão ganhar com publicidade?

A tabela dos cachês para publicidade nas redes sociais não é fixo e varia de acordo com o trabalho e o influenciador contratado. Júnior Cesar, que é empresário de nomes como Viih Tube e Camila Loures, explica que tudo depende do posicionamento do ex-BBB diante do mercado.

“Não existe uma matemática para o faturamento pós reality. Muito menos uma tabela alcance X valores. Mais que se preocuparem com o faturamento imediato, os novos ex-BBB’s precisam estar atentos ao posicionamento que darão à sua imagem/marca e rumos aqui fora”, observou.

Segundo Priscila Jeff, da Agência Jeffe, o que irá garantir contratos milionários é a visão estratégica dos ex-participantes depois que saírem do programa. Para ela, há mercado para todos, mas tudo depende do posicionamento.

"A grande questão para além de todo frisson a cerca da edição, que irá garantir a assinatura de grandes contratos, é o posicionamento e a visão estratégica desse ex-BBB perante ao mundo de oportunidades que se abrirá. Aqui, o planejamento é fundamental para construção de uma carreira sólida a longo e médio prazo", explica.

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